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Confira lista com 8 alimentos que possuem muitas fibras

Insira esses alimentos em sua dieta e garanta os benefícios das fibras para o seu corpo.

Fibras são substâncias de origem vegetal presentes em alguns alimentos e que não são digeridas pelo organismo. Ou seja, elas passam intactas por todo o nosso sistema digestivo até serem eliminadas.

Mas, apesar de não serem digeridas, as fibras oferecem diversos benefícios ao nosso organismo, como o controle os níveis de colesterol e o índice glicêmico, regulação das funções do sistema digestivo e o combate e prevenção de doenças a exemplo da prisão de ventre e a obesidade.

Para garantir esses benefícios, é necessário ingerir diariamente alimentos que são fonte rica de fibras. Vale notar, no entanto, que quando há o consumo de muitas fibras, é preciso aumentar a ingestão de água, já que a bebida é responsável por hidratar e lubrificar o intestino, o que facilita a eliminação das fezes, melhorando a prisão de ventre.

A seguir, confira os oito alimentos que possuem muitas fibras para você já inseri-los em sua dieta.

  1. Leguminosas, como o feijão (preto, carioca e o branco), ervilha, grão de bico, lentilha, quinoa, soja em grão;
  2. Pães e biscoitos feitos a partir do centeio, farinha de milho e farinha integral;
  3. Grãos, farelos e farinhas integrais, como a de arroz, cevada, milho, aveia, linhaça e trigo;
  4. Vegetais, como a cebola, alface, acelga, batata-doce, cebolinha, cenoura, rúcula, pepino, pimentão, quiabo, tomate cru, rabanete, vagem, repolho, salsa, abobrinha, agrião aipo, abóbora, aspargos, brócolos, espinafre, couve, beterraba, escarola, erva-doce, milho verde, rabanete
  5. Cereais instantâneos e matinais;
  6. Frutas, como o mamão, ameixa fresca e seca, abacate, banana, laranja com bagaço, tangerina, melão, melancia, morango, pera com casca, tâmara, abacaxi, amora, cereja fresca, kiwi, caju, coco fresco ou seco, damasco seco, goiaba, maçã com casca, figo fresco ou seco, maracujá, uva fresca ou passa, nectarina, caqui e manga;
  7. Oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e pistache;
  8. Sementes, como a linhaça, gergelim, abóbora e chia.

Recado importante: as informações contidas neste texto são meramente informativas. Caso queira inserir mais fibras em sua dieta, procure a orientação de um especialista.

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