3 invenções que têm o potencial de “salvar” o mundo

A criatividade humana ainda guarda muitas possibilidades para nosso futuro, confira algumas soluções incríveis para problemas crônicos da humanidade.

Desde a revolução industrial, no século XVIII, a humanidade aumentou muito sua produção industrial e seu consumo, além disso, nossa população aumentou de forma considerável devido aos avanços tecnológicos e médicos.

continua depois da publicidade

Isso, somado a alguns outros fatores, colaborou para que nos tornássemos capazes de causar alterações a nível planetário e muitas delas não são nada positivas. O efeito estufa e o acúmulo de plásticos nos oceanos, por exemplo, têm diminuído muito a biodiversidade dos mares. A poluição de rios e do solo colaboraram para que muitas espécies fossem extintas.

Todo esse prejuízo aos ecossistemas do planeta vem preocupando cada vez mais os cientistas, que já perceberam como toda essa destruição pode acabar prejudicando nossa sociedade.

continua depois da publicidade

Então, diversos institutos de pesquisa vêm tentando, através da engenharia e da criatividade, fazer com que diminuamos nosso impacto no planeta, melhorando a vida de diversas espécies e da nossa própria.

Confira a seguir algumas das soluções mais criativas que separamos para mostrar o potencial humano de fazer o bem:

1. Sistema de fotossíntese artificial

Na Universidade Estadual da Flórida, pesquisadores buscam replicar em laboratório o sistema que as plantas fazem naturalmente. Ou seja, eles querem transformar gases que causam o efeito estufa em oxigênio e, de quebra, gerar uma energia limpa e renovável.

continua depois da publicidade

2. Garrafas “comestíveis”

Pensando nas toneladas de plásticos despejados no meio ambiente todos os anos, a startup Skipping Rocks Lab desenvolveu garrafas esféricas de água que podem ser ingeridas após o consumo.

Como são feitas de algas, mesmo que não acabem como parte de uma refeição, elas seriam completamente decompostas num período entre 4 e 6 semanas.

3. Reutilização de redes de pesca

A empresa chilena Bureo conseguiu utilizar redes de pesca descartadas como matéria prima para diversos itens de consumo, como armações de óculos, camisetas e shapes de skate.

continua depois da publicidade

Isso é muito importante, pois as redes, se descartadas de forma errada, apresentam um grande risco para a vida marinha.

Agora nos resta torcer para que nossa criatividade em consertar as coisas supere nossa habilidade de causar danos ao meio ambiente.