Confira lista com 4 exoplanetas que são parecidos com a Terra

Confira lista com alguns exoplanetas que são parecidos com a Terra.

Exoplaneta é todo planeta que gira em torno de uma estrela que não o Sol. Em 1992, foram descobertos os primeiros planetas desse tipo pelos astrônomos Aleksander Wolszcazn e Dale Frail. De lá pra cá, astrônomos do mundo inteiro já encontraram 4.383 exoplanetas em diversas regiões do espaço.

Desse total, 159 são superterras, ou seja, planetas semelhantes ao nosso, mas que têm uma massa maior que a Terra. Já 47 dos mais de 4 mil exoplanetas são terrestres, que assim como a Terra e Marte, por exemplo, têm uma superfície sólida. Esses 206 planetas ainda não mostraram sinais de que abrigam vida, e muitos deles já tiveram essa possibilidade descartada.

A seguir, confira a lista que preparamos com alguns exoplanetas que são parecidos com a Terra.

1. Kepler – 78b

Considerado o primeiro planeta do tamanho da Terra, o Kepler – 78b é apenas 20% maior e pesa quase o dobro. Por isso, ele tem uma densidade semelhante à do nosso planeta, o que sugere uma composição física de ferro e rocha (assim como a da Terra).

Ele é um dos exoplanetas que não tem com abrigar vida, pelo fato de se situar próximo à sua estrela-mãe, levando a sua superfície ser coberta de lava, apresentando temperaturas superiores a 2 milº C.

2. Kepler – 22b

O Kepler – 22b foi o primeiro exoplaneta que teve confirmada uma órbita em zona habitável de estrela semelhante ao Sol. Ele se encontra a 600 anos-luz de distância da Terra, na Constelação de Cygnys.

Além disso, ele possui 2,4 vezes o raio da Terra e orbita sua estrela-mãe a cada 290 dias. Até o momento, sua massa e composição ainda não foram determinadas.

3. Gliese 581 c

O Gliese 581 c é considerado o primeiro exoplaneta possivelmente habitável encontrado na história. Ele orbita em torno da anã-vermelha e se localiza em uma região parecida com a da Terra em relação ao Sol, ou seja, está em uma zona habitável.

No entanto, após análises realizadas, descobriu-se que o Gliese 581 c é quente demais para abrigar vida como a da Terra.

4. Gliese 163 c

Descoberto em 2012, Gliese 163 c está situado a 49 anos-luz da Terra. Ele orbita a estrela anã-vermelha, na Constelação Dorado. Caracterizado como um planeta gasoso, como Júpiter, ele possui massa 72 vezes superior à da Terra.

Por possuir uma superfície extremamente quente, Gliese 163 c não é capaz de abriga vida complexa.