Como aliviar o estresse? Confira práticas que te ajudam no dia a dia

Não tem fórmula mágica, mas algumas atitudes podem ajudar você a ter mais calma no dia a dia.

Momentos de grande estresse, como quando você perde um trabalho importante ou rompe um relacionamento, acabam fazendo mal à saúde.

continua depois da publicidade

Os efeitos mais negativos do estresse podem até mesmo provocar doenças crônicas e aumento de peso, por isso é importante buscar meios de diminuir o problema.

Veja, a seguir, algumas práticas que aliviam a tensão causada pelo estresse:

continua depois da publicidade

Faça atividades físicas

É preciso bater sempre na mesma tecla: atividades físicas são essenciais para a boa saúde, inclusive para aliviar o estresse. Quando você se movimenta, seu corpo produz substâncias que causam sensações de bem-estar, como a dopamina e a endorfina.

Uma caminhada diária de 30 minutos já vai fazer seu corpo sentir os benefícios da atividade física.

Coma bem

Ter uma alimentação saudável interfere em vários aspectos da sua saúde, inclusive no seu estado emocional. Aposte em alimentos como a banana, o amendoim e as nozes para ter mais disposição, e em peixes como o salmão para que seu sistema nervoso fique saudável.

continua depois da publicidade

Priorize momentos de descanso

Muitas pessoas focam tanto em produtividade e em bater metas que acabam se esquecendo de que descansar é fundamental. É importante que você priorize momentos em família, em meio à natureza e em encontros divertidos com seus amigos.

Você não vive apenas para trabalhar e estudar, hein?

Faça terapia

Todas as pessoas, sem exceção, teriam benefícios pessoais se fizessem terapia. É claro que esse é um projeto que não é acessível para todas as pessoas.

continua depois da publicidade

Por isso, se esse for o seu caso, veja se encontra projetos com preços populares ou sem custo em alguma universidade que tenha o curso de Psicologia.

Administre melhor o seu tempo

Se você planejar sua rotina detalhadamente, vai ver como é possível melhorar a sua qualidade de vida e administrar melhor o seu tempo. Inclua espaços para lazer, é claro, e também para cuidar daquilo que não pode ser deixado de lado: alimentação, limpeza da casa, tarefas dos filhos, leituras e por aí vai. O fato de fazer uma relação das suas atividades e do tempo gasto em cada uma delas já deixa sua mente mais tranquila. Experimente.

Viu só como é possível contornar o estresse? Se mesmo assim você perceber que está muito difícil, não hesite em buscar ajuda profissional e marque um horário com um psiquiatra ou psicólogo de confiança.

continua depois da publicidade