Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja 5 dicas valiosas

Se toda a amizade se baseia em confiança, não teria por que ser diferente com o seu melhor amigo.

Os cachorros são nossos companheiros há milhares de anos, mas, mesmo assim, ainda exigem uma série de cuidados para que a convivência seja a melhor possível.

continua depois da publicidade

Entre as medidas mais importantes para tomar, quando se decide ter um amigo de quatro patas, é se preparar para desenvolver uma boa relação entre o animal e sua família humana.

A disposição para isso é especialmente relevante quando o cachorrinho tiver uma personalidade forte ou dominante. Isso porque, se não for bem socializado, pode acabar desenvolvendo comportamentos agressivos até mesmo contra seus tutores.

continua depois da publicidade

Para ajudar nessa tarefa, separamos cinco dicas essenciais para quem deseja ter um laço forte de amizade entre tutor e tutorado.

1. Tenha paciência

Em todos os passos a seguir (e mesmo no dia-a-dia), não tenha pressa em dar nem em receber carinho e atenção. Respeite o tempo e a distância que seu pet exigir, pois interações forçadas podem prejudicar a relação e terem efeitos de difícil reversão.

2. Fisgue pelo estômago

Mostre para o cachorro que você é quem vai poder alimentá-lo, nesse ponto ajuda muito não deixar a ração disponível o tempo todo. Com isso, em pouco tempo, o animal irá começar a relacionar a sua presença a algo muito positivo.

continua depois da publicidade

Os petiscos podem vir numa segunda etapa, quando seu filhote já não estiver tão arredio, Aí você oferece aquela comidinha especial na sua mão, ou perto de você, pois assim ele irá aos poucos desenvolver uma grande confiança com quem é capaz de agradar tanto o seu paladar.

3. Reforço positivo

Evite brigar quando seu novo amigo fizer algo de errado. O mais importante é agradar sempre que ele acertar, o que pode ser feito com um simples carinho e um elogio carinhoso, ou até com algum petisco especial, caso seja uma atitude muito desejada.

4. Tranquilidade

Nos primeiros dias de contato, tente manter sua casa o mais tranquila possível, evite festas ou visitas. Isso serve para o cachorro se adaptar ao novo espaço e perceber melhor qual é o grupo com o qual irá conviver.

continua depois da publicidade

5. Adestrador profissional

Caso você esteja muito inseguro, ou seu cachorro esteja demonstrando dificuldades de adaptação, não hesite em procurar um adestrador profissional. Esse profissional pode aplicar as técnicas mais adequadas e ajudar você a entender melhor todo o processo de construção da amizade entre animal e humano.

Além disso tudo, esteja sempre em contato com sua médica veterinária, porque essa é a pessoa mais indicada para tirar qualquer dúvida e para cuidar direitinho do seu novo melhor amigo.