Estes 6 alimentos ajudam na concentração; veja lista completa

Se você tem dificuldades para manter o foco, talvez alguns ajustes alimentares possam resolver o problema.

Ter dificuldades de concentração de vez em quando é normal, mas também pode ser um sintoma que é resultado de alguns fatores, como noites mal dormidas, estresse, ansiedade e, inclusive, falta de nutrientes para que o corpo funcione de forma adequada.

continua depois da publicidade

Pensando no aspecto da alimentação, a equipe do Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que se formou pela Universidade Federal de Goiás, já atendeu em clínica e, atualmente, faz parte do programa de residência em Terapia Intensiva.

Ela nos explicou que, de fato, a alimentação tem a ver com a forma como o cérebro funciona, pois “as proteínas participam das conexões das redes neuronais, servindo para a construção de novas sinapses, processo necessário para a comunicação entre os neurônios”.

continua depois da publicidade

Entre os alimentos que são ótimas fontes proteicas, Hortência destacou:

  1. Ovos;
  2. Carnes vermelhas magras;
  3. Frango;
  4. Leites e seus derivados;
  5. Feijão;
  6. Lentilha.

É claro que apenas consumir esses alimentos não garantirá uma capacidade maior de concentração. A questão é que uma dieta equilibrada é necessária para que o corpo, como um todo, realize todas as suas funções fisiológicas de maneira adequada.

Se mesmo com uma alimentação saudável e rica em proteínas você sentir dificuldades para se concentrar, talvez seja preciso buscar ajuda médica. Em alguns casos, o problema pode ser psiquiátrico, mas, em outros, pode ter relação com outras condições de saúde, como a anemia.

continua depois da publicidade

O recomendado é, primeiramente, marcar uma consulta com um clínico geral. Esse médico avaliará a sua queixa de forma mais detalhada e, a partir de então, poderá pedir para que você vá a algum outro especialista.

Agora, sempre que você quiser fazer algum ajuste alimentar, é imprescindível marcar uma consulta com uma nutricionista. Assim, você passará por uma avaliação física detalhada e terá uma dieta que combine com seu estilo de vida, com sua condição financeira e que seja ideal para que seu corpo trabalhe de forma adequada.