Quais alimentos são recomendados no caso de dengue? Nutricionista explica

Se estiver com a doença, é importante redobrar os cuidados com a alimentação.

Quando falamos em dengue, raramente pensamos em alimentação. O fato é que, para ter saúde e se recuperar adequadamente em períodos de doença, é preciso redobrar a atenção com os cuidados mais básicos, como tomar bastante água, dormir bem e, claro, comer de forma saudável.

continua depois da publicidade

A nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz falou com o Tudo Bahia a respeito dos cuidados com a alimentação após o diagnóstico de dengue. Hortência é formada pela Universidade Federal de Goiás e atualmente faz residência no Hospital de Clínicas da mesma instituição (HC/UFG).

Ela explica que “a dengue é uma doença infecciosa aguda, que tem como principais sinais e sintomas a febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal”.

Hortência diz que “a principal orientação durante o tratamento da doença é manter a hidratação adequada, mas a alimentação também tem seu papel. Durante esse período, é importante se esforçar para manter uma alimentação adequada visto que boa parte das pessoas apresenta um quadro de náuseas dificultando a alimentação. Nesses casos, é importante o estímulo na ingestão de pequenas porções de alimentos a cada duas horas”.

continua depois da publicidade

De acordo com a nutricionista, é importante que os alimentos priorizados durante a recuperação sejam as hortaliças em geral e também aqueles que têm altas quantidades de ferro, como a carne vermelha magra. Esse mineral é especialmente importante nos casos de dengue, pois os pacientes costumam ter uma queda expressiva no número de plaquetas devido à doença.

Além disso, ela afirma que os produtos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e sucos dessas frutas, colaboram com a boa recuperação.

Se você estiver tratando a dengue e não sentir melhoras mesmo seguindo todas as recomendações médicas e cuidando da alimentação e do consumo de água, volte ao hospital e fale com o profissional que fez o diagnóstico.

continua depois da publicidade

Os sintomas principais da dengue tendem a durar até 10 dias, mas o mal-estar e a sensação de fraqueza podem persistir por semanas.