Confira truques para limpar a borracha da porta da geladeira

A higienização do material deve ser feita de 15 em 15 dias. Saiba mais.

Quando você limpa sua geladeira, você também limpa a borracha do eletrodoméstico? Se não, é bom começar neste exato momento. É que a borracha pode acumular bastante sujeira ao longo tempo, o que pode causar mau cheiro e proliferação de bactérias. O ideal é higienizá-la de 15 em 15 dias.

continua depois da publicidade

Se você não sabe nem por começar, não precisa se preocupar. É só conferir abaixo os truques que selecionamos para você limpar a borracha da porta da sua geladeira.

1. Use detergente e água morna

Uma mistura de detergente com água morna já é capaz de manter limpa a borracha da porta da geladeira, caso a sua higienização seja feita regularmente. No entanto, para fazer isso, é importante primeiro verificar se a borracha pode ser removida do eletrodoméstico.

continua depois da publicidade

Caso possa, é só passar a mistura por toda a sua extensão com uma esponja ou uma escova de cerca macias, esfregar bem e deixar a mistura agir por alguns minutos. Caso não consiga removê-la, basta limpar a parte visível. Por fim, é só secar a borracha com um pano seco e limpo para retirar qualquer resquício do detergente.

Vale notar que é fundamental que a borracha esteja completamente seca antes de colocá-la novamente na geladeira, para evitar que a umidade provoque o aparecimento de mofos, fungos e manchas de bolor.

2. Use vinagre e bicarbonato de sódio caso tenham aparecido manchas de bolor

Se a borracha da porta da sua geladeira estiver com manchas de bolor ou manchas mais encardidas, a dica é usar uma solução feita com 1 xícara de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

continua depois da publicidade

Coloque a solução em um aparelho borrifador, agite bem e aplique sobre os pontos mais críticos, deixando a mistura agira por um tempo. Após alguns minutos, retire toda a solução com um pano limpo. Caso as manchas não tenham saído por completo, basta repetir o processo.

3. Use água sanitária e água morna

Para uma limpeza mais pesada na borracha da porta da geladeira, é comum usar a mistura de água sanitária com água morna. Mas, é preciso ficar atento. A água sanitária é um produto altamente corrosivo e pode danificar o material a longo prazo.

Deste modo, essa dica serve somente como uma alternativa mais rápida e prática para limpar a borracha, mas não substitui o uso de detergente neutro com água morna e o uso de vinagre com bicarbonato de sódio nas limpezas mais pesadas.

continua depois da publicidade

A mistura com a água sanitária deve ser feita com 1 litro de água morna e ½ a 1 colher de sopa de água sanitária. Com ela pronta, basta passá-la por toda a extensão da borracha com a ajuda de um pano umedecido com água.

Após isso, limpe a borracha novamente para retirar o produto. Finalize com o uso de um pano seco.