Para que servem os alimentos termogênicos? Veja 5 exemplos

Da canela ao arroz, comidas desse tipo podem ser benéficas para a sua saúde. Sempre importante consultar um especialista para entender o que é melhor para você.

Normalmente ao você ingerir um alimento, o seu organismo gasta uma quantidade de energia para realizar todo o processo de digestão. Os alimentos termogênicos consomem uma quantidade de energia maior para digerir e também aceleram ainda mais o metabolismo do seu organismo.

continua depois da publicidade

Esses alimentos são muito utilizados em tratamento de obesidade, como meio para a perca e manutenção de peso.

É sempre bom lembrar: toda a utilização de alimentos e comidas desse tipo devem ser indicados por um profissional nutricionista que saberá a quantidade e quais os melhores alimentos para você incluir na dieta.

continua depois da publicidade

Segue a lista de 5 exemplos de alimentos termogênicos.

1) Canela

A canela possui cinamaldeído, substância que aumenta o metabolismo e também promove melhoria na concentração física e mental, estimulando a queima de gordura corporal.

O ideal é colocar uma colher de chá em frutas, leites, iogurtes e em outras preparações de pratos salgados, como arroz ou frango. Para saber a quantidade correta, sempre consulte um profissional da nutrição. Algumas pessoas, dependendo do contexto, podem ter problemas ao consumir a canela.

continua depois da publicidade

2) Arroz integral

Por falar em arroz, a sua versão integral também é reconhecida como um alimento termogênico. Ele é rico em carboidratos complexos, além das fibras que trazem a sensação de saciedade por um longo período.

Por fim, o arroz integral também é riquíssimo em manganês, nutriente que reduz a gordura corporal.

3) Café

A cafeína é um composto bioativo que estimula o sistema nervoso central. É responsável por uma melhora no foco e na concentração, fazendo com que o organismo tenha que aumentar o gasto de energia.

continua depois da publicidade

4) Gengibre

Um excelente anti-inflamatório natural, o gengibre também faz parte da lista de alimentos termogênicos. Isso graças a uma substância chamada gingerol, que aumenta o consumo energético do corpo.

5 – Água

Por mais simples que possa parecer, a água também tem um efeito termogênico. O consumo dela estimula uma parte específica do sistema nervoso central: o sistema nervoso simpático.

Esse aparelho é ligado diretamente com o funcionamento do metabolismo no organismo e promove o gasto de energia.

continua depois da publicidade