Afinal, chá de canela realmente é abortivo? Nutricionista responde

Muitos cuidados são necessários para que a gestação siga tranquilamente. Confira aqui se esse chá deve estar na sua lista de preocupações.

Quando alguém descobre que está esperando um bebê, já aparecem inúmeras preocupações e também diversos conselhos que vêm de todos os lados. Mesmo sabendo que, na maioria dos casos, todo comentário é feito desejando ajudar a gestante, opiniões conflitantes podem gerar inseguranças e medos.

continua depois da publicidade

Entre essas controvérsias, uma muito comum é a suposta capacidade abortiva do chá de canela, algo que as matriarcas das famílias costumam sempre propagar como um risco ao feto, principalmente nas primeiras semanas após a concepção.

Para dirimir as dúvidas em relação ao tema, o Tudo Bahia conversou com a nutricionista — formada pela PUC-GO, em 2016 — Anna Karolina de Medeiros Costa, que possui pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e, atualmente, atende em um consultório no Hospital Unique.

continua depois da publicidade

Além disso, a profissional participa de uma equipe que trabalha com cirurgia bariátrica e acompanhamento de pacientes clínicos.

Existe riscos ao tomar chá de canela durante a gravidez?

Segundo Anna Costa, não existem estudos oficiais que demonstrem a capacidade abortiva do chá de canela. Por outro lado, essa especiaria é sabidamente termogênica, o que significa que estimula a circulação e aumenta a temperatura corporal, portanto deve-se evitar seu uso durante a gestação.

A canela resulta numa bebida que deve ser tomada com cautela por qualquer um, mesmo possuindo capacidades hipoglicêmicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

continua depois da publicidade

Outros chás também podem trazer problemas?

A nutricionista afirma que, de qualquer forma, não é seguro o uso de nenhum chá durante a gestação, com exceção da infusão de gengibre. Essa deve ser usada quando a mulher apresenta náuseas e nunca deve ser ministrada por mais de quatro dias.

Lembre-se de que a melhor coisa a se fazer, assim que descobrir-se grávida, é procurar atendimento médico especializado, porque existem inúmeras variáveis que precisam ser analisadas por uma especialista.

Além disso, qualquer dúvida que surgir quanto à alimentação deve ser levada a uma nutricionista de sua confiança.

continua depois da publicidade