Vitamina B6: confira 5 benefícios relacionados à saúde mental

Um novo estudo sugere que a vitamina B6 pode reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade.

Quando falamos em pesquisas relacionadas à saúde mental, é preciso entender que cada descoberta nova é como uma peça de um grande quebra-cabeça. Um estudo divulgado recentemente e feito por cientistas da Universidade de Reading mostrou que doses elevadas de vitamina B6 podem diminuir sintomas de depressão e ansiedade.

continua depois da publicidade

Para entender melhor a ação dessa vitamina, os pesquisadores administraram altas doses da substância em um grupo de 300 jovens adultos. Depois de um mês de experimento, os voluntários relataram que estavam se sentindo menos depressivos e menos ansiosos.

A intenção dos pesquisadores é descobrir tratamentos com base na suplementação vitamínica, e que sirvam para prevenir e tratar transtornos de humor e doenças psiquiátricas. O estudo pode ser acessado pela internet.

continua depois da publicidade

Equilíbrio químico cerebral

Conforme explicou David Field, que atua na área de Psicologia Clínica da instituição, “o funcionamento do cérebro depende de um delicado equilíbrio entre os neurônios excitatórios, que transportam informações, e os neurônios inibitórios, que impedem atividades descontroladas”.

De acordo com ele, existem algumas teorias novas defendendo a ideia de que doenças mentais podem ter uma relação com perturbações nesse equilíbrio. A vitamina B6 ajuda, então, na produção de uma substância capaz de inibir os impulsos do cérebro e atuar como calmante.

Conheça mais alguns benefícios da vitamina B6 para a saúde mental

  • Contribui com o bom funcionamento neurológico
  • Ajuda a proporcionar sensação de bem-estar emocional
  • Diminui a sensação de apatia
  • Reduz sintomas de ansiedade
  • Proporciona sensação de energia e disposição

Lembre-se de que nenhum suplemento deve ser utilizado sem acompanhamento médico e nutricional. É importante, caso você faça tratamento com medicamentos psicotrópicos, fazer o acompanhamento recomendado pelo médico e, se possível, combinar o tratamento psiquiátrico com o psicológico.

continua depois da publicidade

Jamais deixe de tomar um remédio psicotrópico por conta própria.