Confira 11 alimentos que são ricos em vitamina C

Descubra os benefícios da vitamina C e quais são os alimentos com grande teor dessa substância, que é vital para nosso organismo.

Os alimentos ricos em vitamina C são responsáveis por fortalecer as defesas naturais do nosso corpo. Eles têm o poder de combater os radicais livres, que são prejudiciais quando estão em excesso em nosso organismo, pois facilitam o surgimento de algumas doenças.

continua depois da publicidade

Outro papel desempenhado pela vitamina C no nosso corpo é auxiliar a absorção do ferro no intestino. Inclusive, por esse motivo, ela é indicada no tratamento contra a anemia.

Além disso, a vitamina C ajuda ainda na cicatrização da pele e melhora a circulação do sangue, sendo uma ótima aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, por exemplo.

continua depois da publicidade

Vale notar que a vitamina C não fica armazenada em nosso organismo, pois seu excedente é eliminado na urina. Por esse motivo, o consumo desse nutriente deve ser diário.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios da vitamina C, confira a lista que preparamos com 11 alimentos que são ricos nesse nutriente.

1. Laranja

Claro que a laranja seria o primeiro alimento dessa lista. A fruta é a fonte de vitamina C mais conhecida. Além de conter esse nutriente em sua composição, o alimento ainda é rico em fibras, dando saciedade ao corpo e permitindo o bom funcionamento do sistema digestivo.

continua depois da publicidade

O suco da fruta, por sua vez, fornece energia ao nosso corpo e ajuda a mantê-lo hidratado.

2. Morango

Uma xícara de morango contém em média 85 mg de vitamina C. Além disso, contém alto teor de magnésio, auxiliando no controle e estabilidade da quantidade de açúcar no sangue.

Mas, atenção: dê preferência a morangos orgânicos para evitar a presença de agrotóxicos, já que esse é um dos alimentos com maior concentração dessas substâncias.

continua depois da publicidade

3. Abacaxi

Uma xícara de abacaxi contém cerca de 80 mg de vitamina C. A fruta ajuda na digestão de proteínas e deve ser consumida fresca para uma melhor absorção dos seus nutrientes.

4. Couve-de-bruxelas

Uma xícara do alimento contém 75 mg de vitamina C. Além de conter esse nutriente em sua composição, a couve-de-bruxelas tem substâncias que ajudam a combater o crescimento de células cancerígenas no corpo.

5. Kiwi

Cada unidade de kiwi contém 64 mg de vitamina C. A fruta auxilia no sono, em virtude do seu alto nível de serotonina.

continua depois da publicidade

6. Goiaba

Cada goiaba possui o dobro da quantidade necessária de vitamina C recomendada diariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

7. Pimentão

Qualquer que seja a cor, o pimentão possui mais vitamina C do que uma laranja. O verde, por exemplo, contém 90 mg do nutriente, enquanto o amarelo pode conter 341 mg.

8. Pêssego

Um pêssego de tamanho médio possui em sua composição cerca de 138 mg de vitamina C. Seu sabor adocicado faz com que ele seja muito utilizado em sobremesas.

9. Mamão-papaya

Além de ser rica em vitamina C, a fruta é um anti-inflamatório natural e ajuda a pele a ficar bronzeada.

10. Brócolis

Uma xícara de brócolis contém 85 mg de vitamina C. O alimento ainda é rico em vitamina K, nutriente importante para os ossos e que ajuda na coagulação sanguínea.

11. Couve

Em apenas uma porção, a couve contém a quantidade diária recomendada de vitamina C. O alimento ainda é rico é vitaminas B6 e A.

Para finalizar, vale lembrar que nosso texto é meramente informativo. Caso queira se aprofundar no assunto e descobrir a melhor dieta para você, o ideal é procurar um especialista.