Faz mal à saúde? Veja 7 combinações de alimentos que devem ser evitadas

Algumas misturas podem comprometer a forma como o seu corpo absorve os nutrientes, sabia?

Misturar alimentos é algo comum e que fazemos em praticamente todas as refeições do dia. Justamente por isso, acabamos deixando passar algumas combinações que atrapalham a forma como nosso organismo absorve alguns nutrientes e prejudicam a digestão.

continua depois da publicidade

Hoje, falaremos de combinações que devem ser evitadas sempre que possível. Confira algumas delas a seguir:

Café com leite

Já começamos criando polêmica. O bom e velho café com leite, embora seja um clássico, é também uma combinação que não dá certo. O problema desse casamento é que a cafeína, abundante no café, compromete a absorção do cálcio do leite.

continua depois da publicidade

Pepino com tomate

A saladinha clássica também tem suas questões. Consumidos separadamente, não há problema, mas a combinação de pepino com tomate resulta na formação de sais, que causam inchaço e dificultam a digestão.

Refeição salgada com fruta

Se você come banana com arroz e bife, por exemplo, saiba que essa mistura prejudica a digestão dos alimentos.

O motivo está no açúcar das frutas, que aumenta a fermentação dos ingredientes salgados.

continua depois da publicidade

Carne e batata

Tira a avó de perto, pois ela vai ficar brava agora. O problema dessa combinação é que proteína animal e alimentos ricos em amido, como a batata, resultam em uma produção excessiva de gases durante a digestão.

Massas e carne moída

Seu macarrão à bolonhesa é delicioso, mas indigesto. O problema da proteína animal com o carboidrato é que a digestão desses dois, juntos, resulta em compostos químicos que podem provocar doenças cardiovasculares.

Pode comer, mas nem sempre.

continua depois da publicidade

Maionese e atum

Aquele patê que você faz misturando os dois ingredientes é saboroso, a gente sabe, mas essa combinação retarda o processo de digestão e faz com que você se sinta empapuçado.

Refrigerante com almoço

Além das altas doses de açúcar, o refrigerante é conhecido por dificultar a absorção dos nutrientes de alguns alimentos, como espinafre e beterraba.

Lembre-se de que o segredo de uma boa alimentação é sempre o equilíbrio. Se quiser seguir uma dieta específica para o seu caso, consulte um nutricionista.

continua depois da publicidade