Tudo Bahia
Portal de Notícias

Como editar vídeos curtos por meio de seu celular

Deixar o vídeo mais interessante e atrativo é muito importante para se destacar em apps de vídeos curtos. Confira o passo a passo.

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Não à toa, é um dos aplicativos mais baixados no país e já reúne mais de 34,7 milhões de usuários mensais ativos, de acordo com o App Annie.

Porém, para se destacar entre os conteúdos na plataforma e criar vídeos de qualidade, com bom engajamento e performance, é importante realizar uma edição caprichada, recurso que é gratuito e fácil de usar no aplicativo. O Kwai tem ferramentas acessíveis de corte, efeitos visuais e sonoros e até um modo de criação para fazer vídeos com fotos e música.

As funções podem deixar os vídeos mais personalizáveis e divertidos, e são simples de usar a partir da câmera do aplicativo, com clipes gravados na hora ou salvos no celular. Para ensinar como criar e editar vídeos pelo Kwai, o fotógrafo Felipe Gabriel, que também é criador de conteúdo visual, dá algumas dicas valiosas para deixar os vídeos mais interessantes.

Primeiros passos

Deixar o vídeo mais interessante e atrativo é muito importante para se destacar em apps de vídeos curtos. Afinal, o vídeo é o seu chamariz para que outras pessoas conheçam o seu conteúdo. Mas antes de começar, vale se atentar a dicas simples, mas importantes: limpar a lente do celular e não gravar na contraluz.

Também vale utilizar um dos filtros de cor do Kwai e finalizar clicando em “melhorar” para garantir um pequeno contraste à imagem. Feito os ajustes iniciais, adicione ou grave um vídeo pela plataforma e solte a criatividade na produção de conteúdos divertidos. Faça uma introdução chamativa; depois, coloque um título que resuma a ideia do vídeo.

Para inserir texto no Kwai é muito simples: o usuário deve ir até a ferramenta “texto”, onde conseguirá escolher o estilo que deseja utilizar. Em seguida, escreva dentro das marcas de segurança disponibilizadas no app e, na timeline, você poderá escolher o tempo de duração do vídeo. Por último, chame quem está assistindo para curtir e compartilhar.

Como fazer transições

As mudanças de cenas, também chamadas de transições, são algo bem popular e importante para aqueles que desejam criar conteúdos dinâmicos e diferentes na plataforma. Neste vídeo, o fotógrafo ensina a fazer três transições dentro do Kwai.

  • 1ª opção – Nesta dica, use como objeto uma peça de roupa para criar o efeito de mudança de uma blusa de calor para uma de frio. Grave o primeiro vídeo com a camiseta, pause e grave novamente já com a blusa de frio, fazendo movimentos similares. Na timeline do Kwai, já com os dois takes (cortes) gravados, o usuário deve clicar no ícone da tesoura e selecionar a parte que deseja retirar do vídeo. Uma vez selecionado é só clicar no ícone do lixo escrito “deletar” e o vídeo irá cortar bem no movimento em que finge trocar de roupa;
  • 2ª opção – Para simular um movimento de transição entre dois objetos, o usuário pode clicar no ícone onde inicia a gravação e parar no momento em que deseja fazer a transição – assim o vídeo ficará pausado. Então, é só clicar no ícone de gravação novamente, onde irá iniciar em um novo take. Para facilitar, é só começar e terminar com o mesmo movimento;
  • 3ª opção – Faça dois takes para simular uma mudança de ambiente. Para o take 1, o usuário deve clicar no ícone da câmera e parar no instante que quiser marcar a transição. Depois, basta iniciar novamente, onde gravará o take 2. Na sequência, clicar em “próximo” e então no ícone da tesoura escrito “editar”. Uma vez na timeline, é só clicar no botão “+” entre os dois takes e escolher o tipo de transição que preferir – uma sugestão é usar o botão de zoom, que dá um efeito super legal.

 

Como transformar um objeto em outro

No vídeo, o fotógrafo ensina como utilizar o recurso de transformação de objetos. Essa ferramenta proporciona um efeito de ilusão e surpresa, chamando a atenção do espectador:

  • Escolha dois objetos para serem utilizados no vídeo;
  • Prepare a cena e busque um lugar bem iluminado para produzir o take 1 e o take 2;
  • Para o take 1 agite um objeto na frente da câmera; para o take 2 agite outro objeto na frente da câmera. Clique em “próximo” para avançar até a etapa seguinte;
  • Clique em editar e arraste as bordas do vídeo para ajustar os cortes na timeline, diminuindo ou aumentando e puxando a borda do take. Esse controle ajuda a fazer as transições. O usuário consegue alterar a velocidade e inserir o temporizador;
  • Para finalizar os ajustes, clique em “próximo” no canto inferior direito.

 

Com informações do Kwai para a RPMA Comunicação.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais