Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay: o que muda de um para o outro?

A popularidade dos pagamentos por aproximação fez com que empresas do ramo incluíssem, em aparelhos celulares, essa tecnologia.

A Near Field Communication (NFC) ou, simplesmente, Comunicação de Campo Próximo, é muito utilizada para realização de pagamentos por aproximação. A tecnologia utiliza, sobretudo, cartões de débito e crédito na integração para os pagamentos.

continua depois da publicidade

A popularização da tecnologia fez com que empresas do ramo incluíssem, em aparelhos celulares, a novidade. Desse modo, proporcionando a possibilidade de pagamento através do aparelho celular. Basta que o usuário tenha uma conta integrada ao sistema para realização do pagamento por aproximação.

Essa facilidade está presente em vários sistemas operacionais e, desse modo, existe o Google Pay que é o serviço do Google, Apple Pay, gerenciado e desenvolvido pela Apple, e o Samsung Pay, que é para os aparelhos desenvolvidos pela Samsung.

continua depois da publicidade

É evidente que cada uma delas possui peculiaridades e as torna um pouco diferentes, mas todas com o mesmo conceito e objetivo de facilitar o pagamento apenas encostando o aparelho celular.

Google Pay

Neste sistema do Google é necessário a integração com um cartão de crédito ou débito que, por sua vez, precisa ser compatível com o aplicativo do Android.

O processo é o mesmo nesse sistema, apenas aproximando o aparelho da maquininha. Ainda existe a possibilidade de adicionar créditos virtuais por meio dos cartões gift cards.

continua depois da publicidade

Apple Pay

Esse sistema, tal como sugere o nome, é para sistemas iOS da Apple.  O aplicativo utilizado é o Wallet ou simplesmente “Carteira”, como já vem destacado na atualização realizada no iOS 15.

Para adicionar o seu cartão de crédito, é necessário realizar o cadastro na conta do iCloud. Mas é necessário que o aparelho seja compatível com o sistema, caso contrário não será possível adicioná-lo.

É importante frisar que a funcionalidade só funciona a partir da geração do iPhone 6. Para os fãs do Apple Watch, é possível adicionar o sistema de pagamento por aproximação a partir dos modelos Series 1.

continua depois da publicidade

Samsung Pay

Inicialmente, é fundamental entender que o Samsung Pay é o mais completo de todos esses sistemas. Ele oferece mais recursos que vão além do pagamento por aproximação NFC em seus aparelhos da marca Samsung Galaxy. O recurso atua como uma espécie de conta digital.

Através da conta, é possível fazer transferências, enviar e pagar boletos, efetuar saques, depósitos e outras funcionalidades. Assim como ocorre com as fintechs, o Samsung Pay oferece recompensas aos seus usuários.

Essas recompensas são transformadas em descontos nas compras na empresa e até premiações. Para quem prefere a Apple por conta do Apple Watch, a Samsung também possui integração com o smartwatches. Todas as gerações do Galaxy Watch e Gear: Sport, S3 Classic e S3 Frontier.

continua depois da publicidade

O mercado de soluções em pagamentos, através das tecnologias para celulares, está se renovando a cada dia. É possível que novas atualizações e funcionalidades ocorram no Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay.