Spotify Wrapped 2021: saiba como conferir sua retrospectiva do ano

Denominado de Spotify Wrapped 2021, o recurso reúne as músicas, artistas, álbuns, playlists e podcasts mais ouvidos durante o ano. 

Final de ano chegando e as plataformas costumam divulgar quais foram produtos mais acessados. O Google, por exemplo, libera quais termos mais recorrentes nas buscas. Prêmios de melhores do ano também são dados pela mídia, que também promove retrospectivas do que foi destaque durante o ano e. Não seria diferente com a plataforma de música Spotify, que divulga as músicas mais escutadas por usuário.

continua depois da publicidade

Denominado de Spotify Wrapped 2021, o recurso reúne as músicas, artistas, álbuns, playlists e podcasts mais ouvidos durante o ano. O Spotify Wrapped 2021 foi lançado nesta quarta-feira (01/12) e reúne tudo o que foi mais ouvido pelos seus 381 milhões de usuários em todo o mundo.

O usuário poderá ter acesso à própria retrospectiva. Ou seja, tudo que ele mais ouviu durante o ano de 2021. Esses recursos já são conhecidos. Porém, neste ano, foi acrescida uma novidade muito interessante: cada usuário poderá compartilhar, no TikTok, sua retrospectiva através da #RetrospectivaSpotify.

continua depois da publicidade

Ao clicar no botão para compartilhar, o cartão já vai automaticamente no formato certo de compartilhamento. Os cards com a retrospectiva pessoal, também, podem ser compartilhados diretamente no  Snapchat, Twitter, Instagram e Facebook. Outra novidade são os vídeos de artistas fazendo agradecimento aos fãs por terem acessado suas músicas na plataforma e compartilhado em suas redes.

Ao todo, são mais de 170 artistas e criadores que deixaram seus agradecimentos de forma genérica a todos os fãs. Para quem é desenvolvedor de podcast, o Spotify desenvolveu uma função de acesso aos dados individualizados através do microsite Wrapped, no sentido de mapear como os seguidores e fãs acompanharam suas postagens.

Saiba como ver o Spotify Wrapped 2021

Para ter acesso ao serviço disponibilizado pelo Spotify, é necessário fazer o acesso ao Wrapped 2021 através do seu aparelho celular. Automaticamente, ocorrerá um redirecionamento para seu aplicativo, pois a funcionalidade só está disponível para o app do Spotify.

continua depois da publicidade

Será aberto um quadro para que o usuário possa ter acesso à retrospectiva e junto haverão os quadros com informações interessantes, tais como: tempo que passou ouvindo músicas e podcasts, número de artistas e os mais ouvidos. O recurso também aparece no próprio app do Spotify.