Como saber se meu WhatsApp está sendo espionado ou usado por alguém

Confira as dicas que preparamos para você e mantenha seu mensageiro seguro.

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil e no mundo. Por meio dele, os usuários conseguem compartilhar qualquer tipo de conteúdo, desde mensagens de texto, de áudio, documentos, imagens, a vídeos e GIFs.

continua depois da publicidade

Há ainda usuários que enviam, sem se importar, fotos íntimas e dados sigilosos, como os de banco, logins e senhas, por exemplo. Fato que demonstra que eles confiam no mensageiro.

Mas será que o WhatsApp é de fato seguro? Será que existe alguma forma de saber se a sua conta no aplicativo está sendo espionada e suas conversas estão sendo monitoradas por alguém? Será que alguém está usando a sua conta do WhatsApp? A resposta para as perguntas é sim.

continua depois da publicidade

O WhatsApp oferece diferentes funções que visam garantir a segurança dos seus usuários quando o assunto é acesso e monitoramento do aplicativo. Por exemplo, se um usuário escolher usar o mensageiro em um celular sem chip, ele necessariamente vai precisar informar um número de telefone existente e ativo.

Com a informação do número, a central de segurança da plataforma envia um SMS com um código para validar o acesso. Então, caso você receba um SMS como este, é sinal que alguma outra pessoa está tentando espionar suas conversas por meio de outro dispositivo.

Saiba se seu WhatsApp está sendo espionado ou usado por alguém

Pelo WhatsApp Web

continua depois da publicidade

Os usuários têm a possibilidade de acessar o aplicativo pelo navegador de desktop usando a função WhatsApp Web. Desse modo, se alguém pegar seu celular sem a sua permissão, conectá-lo a um computador e devolvê-lo a você, ele terá acesso a suas mensagens mesmo sem o aparelho estar por perto.

Assim, para descobrir se suas conversas estão sendo monitoradas por alguém pelo WhatsApp Web, basta abrir o aplicativo, ir até as “Configurações/Ajustes” e selecionar “WhatsApp Web”. Caso estejam usando a sua conta do mensageiro, aparecerá o nome do dispositivo no qual a pessoa está conectada.

Para desconectar do dispositivo, selecione “Sair de Todos os Computadores”. No entanto, se sua câmera abrir imediatamente para fazer a leitura de QR Code, fique tranquilo porque ninguém está te espionando.

continua depois da publicidade

Pelo histórico de mensagens e download de mídias

Uma forma de você saber se está sendo espionado pelo WhatsApp ou se alguém está usando a sua conta do aplicativo é por meio do histórico de mensagens e download de mídias. Neste caso, é preciso verificar se nas suas conversas atuais existem mensagens que foram supostamente enviadas por você ou se há alguma mensagem de voz que você não ouviu, mas aparece como ouvida.

Vale notar que caso a função “Download automático” de mídia esteja desativa no seu aplicativo, é preciso verificar também se existem fotos e vídeos que não foram baixados por você.

continua depois da publicidade