Videogame é lançado para divulgar novo telescópio espacial da NASA

O game lançado pela agência espacial roda tranquilamente no seu navegador, sabia? Veja como jogar.

O interesse que a humanidade tem pelo que há no espaço é tão antigo quanto a nossa própria existência. Felizmente, temos a sorte de viver em um período histórico que conta com recursos tecnológicos capazes de nos dar explicações a respeito dos corpos celestes que nos rodeiam a todo o momento.

continua depois da publicidade

Uma das grandes responsáveis por desvendar mistérios sobre o universo é a NASA, a agência espacial mais popular e famosa do mundo. Para divulgar um de seus projetos mais recentes, a empresa lançou um jogo online que tem como objetivo apresentar o telescópio Nancy Grace Roman.

Jogo online e novo telescópio da NASA

O jogo ganhou o nome de “Roman Space Observer Game” e propõe ao jogador a captura de diversos objetos cósmicos que são exibidos na tela, como buracos negros, galáxias, cometas etc.

continua depois da publicidade

Para jogar, basta estar conectado à internet, pois o programa roda facilmente em qualquer navegador. Além disso, o game foi desenvolvido para ter uma interface simples, intuitiva e com uma aparência gráfica retrô, que nos lembra os joguinhos feitos em sistemas de 8 bits.

O objetivo é, basicamente, “pescar” os objetos cósmicos que surgem a todo o momento, de forma rápida, na tela do computador, com a intenção de fazer o maior número possível de pontos durante o período de caça, que é de 1 minuto. Cada objeto capturado tem uma pontuação própria.

A ideia do game é apresentar ao grande público todos os objetos espaciais que serão analisados pelo telescópio novo. Entre os corpos, estão exoplanetas, supernovas e, inclusive, outros equipamentos que estão atualmente no espaço, como o telescópio James Webb, que foi lançado em 2021.

continua depois da publicidade

O Nancy Grace Roman será o telescópio mais potente e moderno da NASA. Seu lançamento deve acontecer ainda nesta década, e a expectativa é a de que as novas descobertas nos ajudem a entender não apenas o surgimento e a evolução do Universo, mas também seu destino.

O Nancy também está preparado para coletar dados a respeito de matéria escura e energia escura, o que deixa os especialistas em Astrofísica muito empolgados. O novo telescópio ficará em órbita de forma parecida com o atual James Webb, numa distância de 1,5 milhão de km do nosso planeta. Incrível, né?