Nova internet 5G será mais cara do que as demais? Veja o que se sabe

A tecnologia surge com a promessa de trazer uma velocidade ultrarrápida. Saiba mais.

O 5G é a nova geração de internet de telefonia móvel. Ela surge com a promessa de trazer uma velocidade ultrarrápida para baixar e enviar arquivos, diminuir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornar as conexões mais estáveis.

continua depois da publicidade

Por meio dessa nova geração, será possível conectar diversos objetos à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, semáforo e relógio, por exemplo. Isso já é possível com o 4G, porém, com o 5G há uma expectativa de melhoria na conexão.

Atualmente, a quinta geração de internet está disponível em mais de 60 países, incluindo o Brasil, onde começou a ser fornecida no início deste mês, mais precisamente, em Brasília.

continua depois da publicidade

Na sequência, o 5G chegará a Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. A previsão é ativar a tecnologia nas outras capitais até o 29 de setembro deste ano. Já o prazo para fornecer a nova geração de internet para todas as cidades brasileiras é de até dezembro de 2029.

Com todas as novidades que traz, o 5G será mais caro?

Geralmente, as operadoras cobram pela franquia de dados utilizada, não oferecendo acesso exclusivo a um tipo de tecnologia de rede.

No entanto, as operadoras ainda não chegaram a uma definição acerca da possibilidade ou não de haver reajustes nos preços de pacotes de dados. A definição deve ocorrer conforme o 5G chegue a uma cidade.

continua depois da publicidade

O 5G é compatível com todos os celulares?

Não. O 5G somente funciona em aparelhos que suportam a tecnologia. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho deste ano, havia cerca de 60 modelos compatíveis.

Esses modelos são mais modernos e, portanto, vendidos por valores mais elevados, partindo de R$ 1,3 mil. Mas, com o tempo, a tendência é que os celulares incorporem a compatibilidade, assim como ocorreu com o 4G.