30 anos de ‘Nevermind’: álbum do Nirvana terá nova edição com 70 músicas inéditas

Do número de 94 faixas, existem 70 que são inéditas. A gravadora lançará o Nevermind em formatos de vinil, Blu-ray e CD.

Desde que o mundo se curvou ao magnífico lançamento do disco Nevermind do Nirvana, ficou difícil esquecê-lo. São 30 anos completados neste dia 24 de setembro de 2021. Para comemorar o lançamento do disco, a conceituada gravadora Geffen/UMe fará um relançamento em vários formatos e com, nada mais e nada menos, que 94 faixas de áudio e vídeo.

continua depois da publicidade

Do número de 94 faixas, existem 70 que são inéditas. A gravadora lançará em formatos de vinil, Blu-ray e CD. Todas as faixas passaram por um processo delicado de produção e foram remasterizadas. Conforme foi ventilado por sites especializados em música nos EUA, serão acrescentados quatro shows ao vivo em  Amsterdam (1991), Califórnia (1991), Austrália (1992), Tokyo (1992).

30 anos desde lançamento do Nevermind

O álbum é um marco na história da música mundial, visto como o divisor de águas do mercado fonográfico. A mola propulsora do álbum inicialmente, sem dúvidas, foi “Smells like teen spirit”, que acabou elevando outras faixas daquele lendário disco.

continua depois da publicidade

Não passava pela cabeça de Kurt Cobain, Dave Grohl e Kirst Novoselic que aquele álbum seria responsável por desbancar até o recém lançado Dangerous, do Michael Jackson.

O disco vendeu mais de 35 milhões de cópias em todo o mundo e é o principal trabalho do Nirvana até hoje. O disco teve três músicas consideradas entre as 500 mais importantes do mundo. Em 2011, foram lançadas as coletâneas Deluxe e Super Deluxe na comemoração dos 20 anos de lançamento do disco.