5 animais que vieram “depois” dos dinossauros: veja a lista completa

Você pode se surpreender ao descobrir que, mesmo depois de um evento de extinção em massa, ainda existiam animais gigantescos.

Onde hoje fica o México, há, aproximadamente, 66 milhões de anos, um asteroide acertava a península de Yucatán. Esse evento cataclísmico desencadeou uma série de efeitos devastadores sobre nosso planeta e foi o principal responsável pelo fim dos grandes répteis que dominavam as paisagens terrestres — os dinossauros.

continua depois da publicidade

Conhecidos por seu tamanho assustador e por terem sido retratados em obras da cultura pop como predadores vorazes, esses animais entraram no imaginário coletivo como sinônimo de grandeza e perigo.

Só que, ao contrário do que muitos pensam, mesmo depois do desaparecimento dos dinossauros, houve várias espécies de animais tão temíveis quanto esses lagartões.

continua depois da publicidade

Duvida? Então confira a lista a seguir, porque é muito provável que você se impressione com as informações que trouxemos:

1. Argentavis

Essa espécie foi uma das maiores aves que tiveram a chance de voar nessa bolinha azul que chamamos de casa. Sua envergadura podia passar dos 7 metros e o peso ultrapassava os 70 kg (só para se ter uma noção, nenhuma ave hoje existente ultrapassa os 3,5 m).

2. Indricotherium

Provavelmente esse foi o maior mamífero que já teve a chance de correr em nosso planeta. Estima-se que chegasse a pesar 20 toneladas e medir 5 metros de altura.

continua depois da publicidade

3. Deodon

Esse animal faz parte da mesma linha evolutiva que resultou nos atuais porcos. Mas, há 19 milhões de anos, essa fera poderia ser vista correndo no hemisfério norte, com incríveis 1,8 metro de altura e 1 metro de comprimento.

4. Kelenken

Essa espécie de pássaro não podia voar, mas com um poderoso bico curvo, seus 3,5 metros de altura e mais de 200 kg, causaria medo em qualquer um.

5. Titanoboa

Há 58 milhões de anos, passear pelo que hoje é a Colômbia poderia ser um pouco assustador. Principalmente se você tivesse o azar de cruzar com a maior serpente conhecida. Ela chegava a ter 14 metros de comprimento, 1 metro de diâmetro e pesava mais de 1 tonelada.

continua depois da publicidade

A fauna do nosso planeta já foi muito menos amigável do que é hoje, será que o ser humano teria conseguido sobreviver dividindo espaço com esses gigantes?