Estes 5 animais só existem na Amazônia; veja lista completa

É possível encontrar na maior floresta tropical do mundo cerca de 30 milhões de espécies de animais.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é conhecida internacionalmente pela sua biodiversidade, que é a maior de todo o nosso planeta.

continua depois da publicidade

Lá, é possível encontrar muitas espécies diferentes de animais. De acordo om o Portal Amazônia, é possível encontrar na floresta cerca de 30 milhões de espécies de animais, composta por aves, roedores, répteis, mamíferos, insetos e anfíbios. No entanto, esse número não é exato, já que a

Amazônia ainda não se sabe ao certo, quantas espécies de animais habita a região.
Muitas dessas espécies de animais, inclusive, somente são encontradas na Amazônia. A seguir, confira 5 animais que só são encontrados nessa floresta.

continua depois da publicidade

1. Uacari-branco

O Uacari-branco é um macaco de rosto vermelho e pelo branco. Ele é capaz de saltar cerca de 30 metros na hora de passar de uma árvore a outra. Encontrado em algumas partes da Amazônia, o uacari-branco vive em bandos de 50 animais.

Na época da reprodução, que acontece nos meses de março e abril, quem tem o rosto mais vermelho chama a atenção e tem mais chance de encontrar um par para ter filhotes. A cor vermelha do rosto do uacari-branco é sinal de uma boa saúde.

2. Boto

Personagem do folclore brasileiro, o boto vive nas águas amazônicas. O animal se alimenta de peixes, lulas e crustáceos, e consegue consumi-los sem mastigá-los. Conhecido por seu comportamento brincalhão, o boto está ameaçado pela cultura local, pois seus olhos são muito procurados para serem usados como amuleto de amor.

continua depois da publicidade

Há a crença de que quem possui um olho do boto consegue ter um namorado mais rápido.

3. Harpia

A harpia é uma ave conhecida pelo seu tamanho. Ela possui aproximadamente dois metros de envergadura de asas abertas e garras do mesmo tamanho das de um urso-pardo.

Quando fecha suas garras, a harpia é capaz de exercer uma força de até 50kg. Para se ter uma ideia, com essa força, ela consegue esmagar ossos de macacos, aves de médio porte e preguiças.

continua depois da publicidade

4. Araçari-mulato

Encontrado na Amazônia brasileira ao sul dos rios Solimões e Madeira (Amazonas) e nos altos cursos dos rios Tapajós e Xingu (Mato Grosso), o araçari-mulato é uma ave e é considerado como o mais bonito representante da família dos tucanos e araçaris.

5. Pirarucu

Nativo da Amazônia, o pirarucu é, com certeza, um dos maiores peixes de água doce. Para se ter uma ideia do seu tamanho, quando adulto, o seu cumprimento costuma variar de dois a três metros, e o peso, de 100kg a 200kg.

O nome desse peixe vem de duas palavras indígenas: pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, por conta da cor de sua cauda.

continua depois da publicidade