Exames gratuitos de câncer de próstata são oferecidos em mutirão

Um mutirão de exames gratuitos de câncer de próstata será realizado pela Fundação Lar Harmonia em Salvador, Bahia. Na ação, até 100 homens poderão realizar o exame na instituição que fica localizada no bairro de Piatã. As informações são do G1. continua depois da publicidade O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer […]

Um mutirão de exames gratuitos de câncer de próstata será realizado pela Fundação Lar Harmonia em Salvador, Bahia. Na ação, até 100 homens poderão realizar o exame na instituição que fica localizada no bairro de Piatã. As informações são do G1.

continua depois da publicidade

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil — e novembro é o mês nacional de prevenção da doença. Os exames no mutirão terão hora marcada e vão atender pacientes com idade acima de 45 anos. Serão dois dias de atendimento: 3 e 7 de novembro de 2020.

Exames gratuitos de câncer de próstata, como conseguir?

Os exames gratuitos de câncer de próstata serão realizados no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (AMEB). Evitando aglomerações no local, o agendamento está sendo feito pelos números de telefone WhatsApp (71) 9 9605-9730 e (71) 9 8793-8899, das 7h às 11h da manhã, de segunda a sexta-feira. O paciente deve chegar meia hora antes de seu horário marcado.

continua depois da publicidade

Serão duas etapas de realização dos exames gratuitos de câncer de próstata, uma em cada dia. No dia 3, o teste realizado será o de sangue PSA que exige jejum de pelo menos três horas e abstinência sexual de pelo menos dois dias. Já no dia 7 de novembro, será feita a consulta com um médico.

Atendimento

O paciente deve apresentar no local do exame documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Salvador. A Fundação Lar Harmonia tem parceria com o CICAN, responsável pelas biópsias, o Laboratório LPC, que fará os exames de PSA e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde serão realizadas as cirurgias em pacientes que necessitarem.

Todo o atendimento será feito nas conformidades necessárias para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. É obrigatório o uso de máscaras de proteção durante os exames, no local serão disponibilizados álcool em gel e o distanciamento social é obrigatório.

continua depois da publicidade

Novembro Azul

A campanha de conscientização Novembro Azul é destinada a conscientização de homens à respeito de doenças masculinas. Realizada por diversas entidades de saúde no mês de novembro, a ação dá ênfase a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de proposta.

O movimento não é só brasileiro, ele surgiu na Austrália no ano de 2003 com o nome de “Movember”, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17 de novembro. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens brasileiros, sendo o primeiro o câncer de pele.