Reforma da Previdência: mudanças podem gerar queda de 15% na renda de aposentados

De acordo com a Mercer, uma consultoria de recursos humanos norte americana que tem filial no Brasil, a renda de aposentados no Brasil pode cair em até 15% no ano de 2020. Os motivos para a diminuição seriam a taxa de juros baixo e a Reforma da Previdência, aprovada no ano passado. continua depois da […]

De acordo com a Mercer, uma consultoria de recursos humanos norte americana que tem filial no Brasil, a renda de aposentados no Brasil pode cair em até 15% no ano de 2020. Os motivos para a diminuição seriam a taxa de juros baixo e a Reforma da Previdência, aprovada no ano passado.

continua depois da publicidade

Segundo a empresa, 12% da queda é por causa da baixa rentabilidade real, que estava em 6% no início do ano e agora chegou a 3%. O restante da porcentagem (3%) se deu por conta das medidas implementadas após a Reforma da Previdência.

Como aumentar a renda de aposentados

Para evitar a queda brusca em sua renda, os aposentados podem começar a aumentar o valor de suas contribuições e diversificar suas aplicações. Mas nem sempre essa é uma opção viável para a maioria dos cidadãos brasileiros.

continua depois da publicidade

Para variar suas aplicações, o aposentado deve ter educação financeira. “A discussão da diversificação não é nova. Mas, a partir do momento em que a taxa Selic cai, o custo de oportunidade também cai e o tema de diversificação começa a ganhar tração”, afirma João Morais, líder de previdência da consultoria, para a Revista Valor.

Segundo João Morais, os componentes que ganham mais destaque nesses momentos são os de fundos de multimercados, renda variável e investimentos estruturados em países do exterior. “Compreendemos que o efeito da pandemia criou um pouco de ruído na discussão. Agora é preciso agir cada vez mais”, prossegue.

Pandemia de COVID-19 impactou aposentados

O levantamento feito pela Mercer ainda apontou que a renda de aposentados deve sofrer impactos por conta da crise econômica, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. Um dos fatores para que isso aconteça é a desigualdade de gênero na provisão de pensões, que fez com que os resultados se tornassem mais negativos.

continua depois da publicidade

O líder da Mercer no Brasil, Felipe Bruno, disse: “Nossa avaliação é que, apesar da reforma previdenciária aprovada em 2019 trazer um alívio fiscal no médio e longo prazos, os efeitos ainda demoram a ser sentidos e os reflexos da pandemia podem atrasar um pouco este processo”.

Mercer

Segundo o site da consultoria, a empresa oferece serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. “A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130”, comunica o texto no site da companhia.