Governador anuncia a construção de novo hospital na Bahia

De acordo com o site do Governo da Bahia, uma empresa especializada irá ser contratada para fazer estudo sobre viabilização do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). O anúncio do novo hospital na Bahia foi dado durante reunião nesta quinta-feira, 28 de outubro, pelo governador Rui Costa (PT). Os […]

De acordo com o site do Governo da Bahia, uma empresa especializada irá ser contratada para fazer estudo sobre viabilização do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). O anúncio do novo hospital na Bahia foi dado durante reunião nesta quinta-feira, 28 de outubro, pelo governador Rui Costa (PT).
Os detalhes da proposta foram discutidos com sindicatos da área da saúde e do funcionalismo público. Uma das opções levantadas é a de adaptar o Hospital Espanhol, que fica no bairro da Barra na capital Salvador.

continua depois da publicidade

O governador Rui Costa disse: “Hoje, fazemos um anúncio importante, que é um pleito antigo dos servidores. Vamos fazer um hospital de referência, de alta qualidade e de alta performance para atender o servidor. Para isso, definimos como referência o Hospital Espanhol. O estudo vai determinar o perfil, quais serviços serão inclusos e todo o processo legal de conclusão da desapropriação”.

Novo hospital na Bahia

Caso a proposta de aproveitamento da estrutura do Hospital Espanhol seja acatada para o novo hospital na Bahia, o estudo terá que levar em consideração as adaptações necessárias nas acomodações. O Hospital Espanhol atualmente funciona como um centro de tratamento exclusivo para pacientes que contraíram o novo Coronavírus.

continua depois da publicidade

O Planserv conta hoje com mais de 510 mil beneficiários, e o perfil majoritário deles terá que ser levado em consideração para as adequações necessárias ao novo hospital. Com o estudo técnico serão levantados:

  • Infraestrutura necessária para à implantação;
  • Recursos necessários;
  • Localização;
  • Adequação de equipamentos;
  • Serviços e especialidades que serão oferecidas;
  • Número de leitos que serão disponibilizados;
  • Modelo de gestão.

Representantes

Além do governador Rui Costa, estavam presentes na reunião a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia e dos sindicatos dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz); dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde); dos professores do Estado da Bahia (APLB); dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc); e dos Delegados de Polícia da Bahia (Adpeb).

“Estamos muito felizes em receber essa notícia. Garantir a assistência à saúde do beneficiário do Planserv é muito importante”, afirmou Ivanilda Souza de Brito, diretora presidente do Sindsaúde.

continua depois da publicidade

Esta proposta está dentro de uma série de políticas públicas de serviços médico-hospitalares que o governo vem fazendo. Assim que pronto, o levantamento passará por análise do Governo do Estado, que irá liberar as próximas etapas de concretização do projeto do novo hospital na Bahia. O hospital não será restringindo apenas a servidores da capital, e irá receber membros do Planserv de toda a Bahia.