Bahia amplia em 41% o número de leitos de UTI no SUS

Dados foram divulgados nesta terça-feira (27), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante o Fórum de Inovação e Gestão em Saúde, no qual apontam que o Governo da Bahia amplia em 41% o número de leitos de UTI pelo SUS. continua depois da publicidade De acordo com os dados de setembro deste ano, […]

Dados foram divulgados nesta terça-feira (27), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante o Fórum de Inovação e Gestão em Saúde, no qual apontam que o Governo da Bahia amplia em 41% o número de leitos de UTI pelo SUS.

continua depois da publicidade

De acordo com os dados de setembro deste ano, a Bahia possui 2.134 leitos de terapia intensiva (UTI). O aumento registrado é em comparação a setembro de 2019.

Além disso, o secretário da Saúde mostrou alguns dados quanto ao enfrentamento da COVID-19 no estado. “Nossa capacidade diagnóstica saltou de dezenas de exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção da Covid-19, por dia, para cerca de 5 mil análises diárias. Também ampliamos e descentralizamos a triagem e assistência hospitalar para todas as macrorregiões de saúde, possibilitando que não fosse necessária a transferência de pacientes para a capital”, destacou.

continua depois da publicidade

Ainda quanto às medidas de enfrentamento da pandemia, ele acrescenta que “optamos por fazer uma expansão dentro da capacidade máxima possível, sem definição de teto orçamentário, de modo que nenhum baiano ficasse sem atendimento ou fossemos acusados de termos feito menos do que era possível”, disse.

O número crescente impressiona e aponta os investimentos do Governo do Estado frente à pandemia do novo coronavírus.

Em um ano, Bahia amplia em 41% o número de leitos de UTI

Os leitos de UTI na Bahia tiveram um aumento significativo em apenas um ano, registrando um crescimento de 41%. Os números são de todo o estado. Com a pandemia do novo coronavírus, os leitos foram ampliados para garantir a saúde da população.

continua depois da publicidade

Além desses dados, outros avanços puderam ser percebidos, como o quantitativo de ventiladores pulmonares disponíveis e o número de leitos clínicos. A Bahia passou de 2.497 respiradores no SUS para 3.449, um acréscimo de 43%. Já o total de leitos clínicos subiu de 6.880 para 8.194 em apenas um ano.

Dados da COVID-19 na Bahia

Os dados atualizados da COVID-19, na Bahia, no dia 27 de outubro de 2020, apontam 347.721 casos confirmados da doença, 7.519 óbitos e 333.046 casos curados.

O número total de óbitos representa uma letalidade de 2,16%. Dentre os óbitos, 56,03% ocorreram no sexo masculino e 43,97% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,28% corresponderam a parda, seguidos por branca com 17,74%, preta com 15,15%, amarela com 0,76%, indígena com 0,11% e não há informação em 11,97% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,82%).

continua depois da publicidade

Os dados atualizados sobre a COVID-19 estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo do Estado da Bahia.