20 destinos na Bahia: confira esses lugares imperdíveis!

Conhecer e explorar os destinos na Bahia é o sonho de muita gente, não apenas do Brasil, mas do mundo todo. continua depois da publicidade Afinal de contas, é um estado reconhecido mundialmente pela sua cultura, música, arte, história, carnaval e, claro, pelos seus mais diferentes pontos turísticos, de imensa riqueza natural. Para você que […]

Conhecer e explorar os destinos na Bahia é o sonho de muita gente, não apenas do Brasil, mas do mundo todo.

continua depois da publicidade

Afinal de contas, é um estado reconhecido mundialmente pela sua cultura, música, arte, história, carnaval e, claro, pelos seus mais diferentes pontos turísticos, de imensa riqueza natural.

Para você que ainda não colocou seus pés em solo baiano, e mesmo para você que já colocou ou vive na Bahia, mas ainda não conhece muito o seu estado, preparamos uma lista bastante especial.

continua depois da publicidade

Abaixo, o Tudo Bahia separou 20 destinos turísticos incríveis na Bahia. São apenas 20 destinos, porque essa lista está longe de ser suficiente para expressar a grandeza desse estado.

Destinos na Bahia para conhecer e se apaixonar

Confira a nossa lista dos destinos na Bahia, organizada pela ordem alfabética (e não pela ordem de importância):

  • Abrolhos
  • Arraial D’Ajuda
  • Baixio
  • Barra Grande
  • Caraíva
  • Chapada Diamantina
  • Cumuruxatiba
  • Ilha de Boipeba
  • Ilha de Itaparica
  • Ilhéus
  • Itacaré
  • Maraú
  • Morro de São Paulo
  • Ponta de Corumbau
  • Porto Seguro
  • Salvador
  • São Desidério
  • Trancoso
  • Vale do Capão
  • Vale do Jiquiriçá

[bs_smart_list_pack_start][/bs_smart_list_pack_start]

continua depois da publicidade

Abrolhos

destinos na bahia

Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos. Foto: Wikimedia Commons

Abrolhos é um arquipélago rico em biodiversidade, que leva o visitante a entrar em contato especialmente com a vida marinha. O local foi descoberto há mais de 500 anos e é um destino na Bahia certeiro para quem aprecia um bom mergulho.

O local, portanto, é famoso pelas águas cristalinas e pelos corais. Além disso, você encontra nessas ilhas vulcânicas uma vegetação ainda rica e preservada, piscinas naturais, além de exuberantes tartarugas e baleias, que fazem do lugar um paraíso da fauna marinha.

Arraial D’Ajuda

destinos na bahia

Corais em Arraial d’Ajuda. Foto: Wikimedia Commons

Arraial D’Ajuda está situada na região de Porto Seguro e, como já é característico da terra do descobrimento, proporciona aos seus visitantes um dia super agradável na praia e uma noite que pode ser bastante agitada.

continua depois da publicidade

Nós deixamos neste breve resumo dois destaques de Arraial D’Ajuda: a praia do Mucugê (considerada mais badalada) e a praia do Taípe (um pouco mais deserta, oferecendo mais tranquilidade). Chegando lá, também visite o Eco Parque e a Ilha dos Aquários, só para ter uma pequena noção da beleza do lugar!

Baixio

destinos na bahia

Lagoa Azul em Baixio. Foto: Wikimedia Commons

Baixio fica situado na região do município de Esplanada, distante cerca de 148 km da capital baiana. O povoado possui lagoas e praias ainda pouco visitadas.

Há ainda divertidos passeios de caiaque e as paradisíacas dunas.

continua depois da publicidade

Barra Grande

destinos na bahia

Barra Grande – Penisula de Maraú. Foto: Wikimedia Commons

Barra Grande é uma beleza natural localizada na Península de Maraú, a qual já citamos em outra publicação sobre as 20 melhores praias da Bahia. O mar é de águas límpidas e com baixíssimas ondas.

Se você busca tranquilidade, Barra Grande é ideal. Mas há também uma boa infraestrutura hoteleira e comercial, que vai proporcionar ao visitante todo o conforto possível.

Caraíva

destinos na bahia

As belezas de Caraíva. Foto: Wikimedia Commons

Caraíva também já foi lembrada por nós, do Tudo Bahia, quando listamos 20 lindas praias no estado. Fica na região privilegiada do sul da Bahia, com areia branca à vontade e um lindo mar à vista, de águas limpas e esverdeadas.

Há ainda o encontro do rio com o mar e aquele pôr-do-sol inesquecível para namorados. A rede hoteleira é bastante diversificada, mas ainda há preservado aquele clima de lugar meio deserto, de calmaria constante.

Chapada Diamantina

destinos na bahia

Chapada Diamantina vista do alto do Morro Pai Inácio. Foto: Wikimedia Commons

A Chapada Diamantina é uma região extensa, contendo 24 municípios baianos. Lá não há praias, mas há outros encantos anualmente visitados por milhares de pessoas. Para começar, na Chapada é possível fazer uma excursão por cidades históricas.

Os aventureiros podem aproveitar as trilhas, as cachoeiras e curtir paisagens fantásticas. Se você estiver programando ir até lá, não deixe de visitar o Parque Nacional da Chapada da Diamantina, a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Pati e o Vale do Capão (falaremos deste na sequência), para ficar somente com algumas atrações.

Cumuruxatiba

destinos para conhecer na bahia

Encante-se com Cumuruxatiba. Foto: Wikimedia Commons

Vila rústica de pescadores, Cumuruxatiba significa, em língua tupi, “grande variação da maré”. As praias ainda são pouco exploradas pelo mercado do turismo e a localidade possui paisagens encantadoras.

Tranquilidade é outra característica dessa região, mas você também apreciará as falésias, os riachos de águas super limpas e o verde natural formado predominantemente pelos coqueirais.

Ilha de Boipeba

destinos na bahia

Praia da Cueira, Ilha Boipeba. Foto: Wikimedia Commons

A ilha de Boipeba fica na chamada Costa do Dendê. Piscinas naturais de águas cristalinas, praias desertas e ainda pouco acessíveis, praias já mais conhecidas e um mar generoso são as principais características locais.

Tenha a certeza de que um passeio em Boipeba lhe proporcionará dias de intenso descanso e felicidade. Sem dúvidas, você voltará mais vezes.

Ilha de Itaparica

destinos para visitar na bahia

Praia Barra do Gil na Ilha de Itaparica. Foto: Wikimedia Commons

Essa ilha fica praticamente do lado de Salvador (são apenas 13 km de separação). Conhecida também por “Caribe baiano”, a ilha de Itaparica proporciona lazer de qualidade em um mar abençoado, e a um baixo custo.

O mar é tranquilo nessa que é considerada a maior ilha da Baía de Todos os Santos.

Ilhéus

destinos na bahia

O charme de Ilhéus. Foto: Wikimedia Commons

Ilhéus fica no sul da Bahia, na região da chamada “Costa do Cacau”. Lá o turismo tem à disposição as lindas praias, o Centro Histórico e festividades ao longo do ano.

Quando for até lá, entre as muitas opções, visite as praias de Cururupe, de Batuba, Olivença e a dos Milionários. As comidas de Ilhéus vão te dar água na boca, todas baseadas em frutos do mar, além da boa infraestrutura para estadias.

Itacaré

destinos na bahia

Toda a beleza das praias de Itacaré no litoral sul da Bahia. Foto: Wikimedia Commons

Nove a cada dez agências de turismo que vendem destinos na Bahia citam Itacaré como um dos paraísos da terra. Porque é a pura verdade e, já que falamos antes de Ilhéus, Itacaré fica a 70 km de lá (ou seja, dá para esticar o passeio!).

O que te espera em Itacaré é simplesmente esplendido: belas praias, agradáveis cachoeiras e riachos, uma Mata Atlântica preservada ideal para ecoturismo, ondas para surfar, lindo pôr-do-sol, noites animadas e dias muito relaxantes.

Maraú

destinos para conhecer no estado da bahia

Lindo pôr do sol de Maraú. Foto: Wikimedia Commons

Maraú para alguns é tido como um distrito. Outros preferem chamar de Península. O nome não importa muito, mas sim a beleza do lugar. Ambiente ideal para quem está em busca de momentos de descanso, tranquilidade e pouco agito.

Quando você for até Maraú, não se esqueça de se deliciar nas piscinas naturais da praia de Taipu de Fora, onde dá até para fazer mergulho e contemplar lindos peixes ornamentais. Visite também a praia de Barra Grande e finalize o dia ao pôr-do-sol na Praia da Ponta do Mutá.

Morro de São Paulo

destinos na bahia

Vista do mirante do Farol de Morro de São Paulo. Foto: Wikimedia Commons

Morro de São Paulo fica na chamada Ilha Tinharé, onde só se chega por barco. Dá para se chegar lá também por catamarã ou ferry-boat, ambos saindo de Salvador.

O local é agradável para quem gosta de alguma badalação, mas também poder ser um roteiro muito bom para toda a família, já que tem piscinas naturais, lindíssimas praias, comida de qualidade e um pôr-do-sol sem igual.

Ponta de Corumbau

destinos bahia

Mais um encanto na Bahia. Foto: Wikimedia Commons

A praia da Ponta de Corumbau fica em Prado e o acesso é permitido por uma pequena estrada de terra ou via barco. Por ser ainda bastante deserta, pode ser boa para lazer com sossego e muita área verde para apreciar.

A praia da Ponta do Corumbau é mais uma prova de que a Bahia é surpreendente em opções de turismo. Visite Corumbau, que você não vai se arrepender!

Porto Seguro

destinos para viajar no estado da bahia

Vista do alto da Cidade Histórica. Foto: Wikimedia Commons

Porto Seguro, a terra do descobrimento do Brasil, é um daqueles destinos que não deixa ninguém insatisfeito. Afinal de contas, como ficar desanimado tomando banho em lindas praias, conhecendo as falésias multicoloridas e os recifes de corais e aproveitando festas noturnas super badaladas?

Chegando a Porto Seguro, visite pelo menos duas dessas praias, ou melhor, todas que puder: praias de Cabrália, praia da Coroa Vermelha, praia do Mutá e a praia de Taperapuã.

Salvador

destinos no estado da bahia

Centro Histórico. Foto: Wikimedia Commons

Visitar Salvador é tudo de bom. A infraestrutura de estadia não deixa nada a desejar, com toda a rede de hospedagens, gastronomia, atrações culturais e muito mais. Para conhecer pelo menos um pouquinho da capital, você vai precisar de vários dias.

Além das diversas praias para todos os públicos e gostos, a gastronomia é fantástica, os lugares históricos são demais, a música baiana encanta… Salvador, repetimos, é tudo de bom!

São Desidério

destinos na bahia

Lagoa Azul (Parque Municipal da Gruta do Catão, São Desidério, Bahia). Foto: Wikimedia Commons

São Desidério já fica bem distante de Salvador (a 900 km, sendo mais preciso), na região Oeste da Bahia, mas é um município cheio de belezas naturais. Mas as várias horas de viagem não te decepcionarão.

Nesse recanto da Bahia ainda pouco explorado, você vai encontrar lagos, paredões de rochas, cachoeiras preservadíssimas. Não deixe de visitar a Gruta das Pedras Brilhantes, o Buraco do Inferno, a Lagoa Azul, a Ilha de Victor e o Morro da Palmeira, pois só assim a sua estadia em São Desidério ficará completa!

Trancoso

praia de trancoso

Apaixone-se por Trancoso. Foto: Pixabay

Trancoso é um roteiro turístico bastante procurado a cada ano. Se um dia você passar o réveillon nesse lugar, com certeza vai querer voltar. Fica praticamente ao lado de Porto Seguro, pois apenas 50 km os separam.

Assim como Porto Seguro, Trancoso proporciona os dois lados de um bom passeio: a tranquilidade e a badalação da vida noturna. As praias são pura beleza natural, com destaque para a praia do Espelho e a praia de Ponta de Itaquena. Mas Trancoso é muito mais!

Vale do Capão

vale do capão

Vale do Capão, município de Palmeiras. Foto: Wikimedia Commons

Quem for para a região da Chapada Diamantina, certamente, verá que se não foi visitar o Vale do Capão, o passeio não ficará completo.

Lá, o forte é o ecoturismo, pois esse vale está embutido na Chapada. Para citar apenas três belezas naturais (há várias), recomendamos que visite o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumaça e o Poço da Angélica.

Vale do Jiquiriçá

vale do jiquiriça

Cachoeira dos Prazeres. Foto: Wikimedia Commons

Assim como o Vale do Capão, o Vale do Jiquiriçá, que fica a 250 km da capital baiana, é também propício para os amantes do ecoturismo.

O lugar proporciona a prática de trekking e de trilhas. Ou seja, todos aqueles turistas que gostam de praticar esportes apreciando a natureza, devem um dia visitar o Vale do Jiquiriçá. É possível ainda praticar canoagem e tomar muito banho nas cachoeiras.

[bs_smart_list_pack_end][/bs_smart_list_pack_end]

E aí, gostou da seleção? Conta nos comentários se você já conheceu um destes destinos na Bahia!