Governo da Bahia investirá 32 milhões em hospital oncológico em Barreiras 

O governo estadual da Bahia anunciou que investirá 32 milhões para construir hospital oncológico em Barreiras. No caso, o investimento será para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que irá atender pessoas de 36 municípios da região oeste, local que possui aproximadamente um milhão de habitantes.  continua depois da publicidade Foi informado que o Unacon será uma ampliação do Hospital do Oeste em Barreiras e faz […]

O governo estadual da Bahia anunciou que investirá 32 milhões para construir hospital oncológico em Barreiras. No caso, o investimento será para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que irá atender pessoas de 36 municípios da região oeste, local que possui aproximadamente um milhão de habitantes. 

continua depois da publicidade

Foi informado que o Unacon será uma ampliação do Hospital do Oeste em Barreiras e faz parte do que foi denominado de terceira etapa. De acordo com o governo, em fevereiro de 2020 foram entregues 62 leitos, ou seja, a primeira etapa. 

Espera-se que, em breve, seja entregue a segunda parte, construção de um necrotério e implantação da hemodinâmica na unidade. A terceira fase, como informado, será a Unacon, contando com 36 leitos. 

continua depois da publicidade

Os leitos serão subdivididos da seguinte maneira: 

  • UTI adulto (20 leitos); 
  • UTI Neonatal (três leitos); 
  • Quimioterapia (dez leitos); 
  • Centro Obstétrico (três leitos). 

Investimentos para o hospital oncológico em Barreiras

Segundo o governo, o hospital oncológico em Barreiras custará um pouco mais de R$ 32 milhões. Do total, cerca de R$ 16,7 milhões serão para as obras que ocuparão 2,6 mil metros quadrados. O restante do dinheiro irá para a compra de equipamentos hospitalares para o tratamento da doença. 

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o hospital oncológico em Barreiras trará conforto aos pacientes e evitará que as pessoas desloquem grandes distâncias para serem atendidas.  

continua depois da publicidade

Se tudo sair dentro dos planos do governo, o hospital será entregue no segundo semestre de 2021 e atenderá a população de forma gratuita. 

Outro hospital a caminho

No mês de outubro, o governador Rui Costa assinou um decreto com o objetivo de desapropriar uma região do bairro de Stiep, me Salvador, para a construção de um novo hospital. Foi informado que a unidade de saúde será voltada a área de ortopedia. 

Serão 200 leitos, sendo 20 para UTI adulto e dez ao UTI pediátrico e mais 12 salas de cirurgia, com duas ambulatoriais. 

continua depois da publicidade