Hospital da Mulher na Bahia realiza exames de punções mamárias

Neste fim de semana, 7 e 8 de novembro de 2020, o Hospital da Mulher na Bahia irá enviar equipes para duas policlínicas para a realização de exames de punções mamárias em mulheres. As clínicas ficam nos municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas. continua depois da publicidade O exame é guiado por ultrassonografia e […]

Neste fim de semana, 7 e 8 de novembro de 2020, o Hospital da Mulher na Bahia irá enviar equipes para duas policlínicas para a realização de exames de punções mamárias em mulheres. As clínicas ficam nos municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas.

continua depois da publicidade

O exame é guiado por ultrassonografia e serve para o diagnóstico de nódulos mamários, tanto benignos quanto malignos (câncer de mama). As informações são da Assessoria de Comunicação (Ascom) do HM.

Protocolos de saúde utilizados pelo Hospital da Mulher na Bahia

A ação faz parte das atividades definidas pelo Hospital da Mulher Santos para o Outubro Rosa deste ano, 16 policlínicas regionais de saúde foram escolhidas para receber as equipes na Bahia. A atividade foi articulada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as demais instituições.

continua depois da publicidade

A entidade segue todos os protocolos de saúde e segurança aconselhados pela Secretaria de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Ao todo, mais de mil mulheres farão o exame de punções mamárias durante a ação do Hospital da Mulher na Bahia.

O coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher baiano, André Dias disse que: “Esta ação vem para atender uma demanda já existente de pacientes com lesões na mama. Nosso objetivo é, principalmente no meio dessa pandemia, levar parte do serviço de mastologia até a paciente e à região delas, de maneira que as pacientes não precisem se deslocar para Salvador”.

Como vai ser a ação?

Cada policlínica escolhida criou seus próprios critérios para a seleção de pacientes que irão fazer o exame durante a campanha. As pacientes que necessitam da avaliação médica já foram agendadas e informadas da data em que vão realizá-la junto aos especialista do Hospital da Mulher na Bahia.

continua depois da publicidade

As ações estão sendo feitas desde o mês de outubro e seguem neste mês, de novembro. Se for detectado que a paciente necessita de um tratamento, ela será encaminhada para o Hospital da Mulher, que fica na capital Salvador.

Outubro Rosa

A causa mais frequente de morte por câncer em mulheres no mundo é o câncer de mama. Para conscientizar a população, foi criada a campanha Outubro Rosa – que também existe mundialmente. O objetivo da ação é alertar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e nos últimos anos do câncer de colo de útero também. Desde 2002, o Brasil todo realiza o Outubro Rosa com ações publicitárias e mutirões de exames em todo o território.