Tudo Bahia
Portal de Notícias

Turismo na Chapada Diamantina está seguindo protocolos

Setur e Sesab criaram protocolos específicos para cada uma das atividades de turismo na Chapada Diamantina, municípios ainda se preparam para reabertura total.

continua depois da publicidade

A Secretaria de Turismo (Setur) do Governo da Bahia informou que a Chapada Diamantina está recebendo visitantes, seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários. A volta das atividades foi possível graças a colaboração da Setur com a Sesab – Secretaria de Saúde da Bahia. As cidades de Lençóis e Mucugê foram as primeiras a retomar com o turismo na Chapada Diamantina. As orientações também incluem cuidados para o contato com as comunidades tradicionais, a fim de evitar o aumento da disseminação da COVID-19.

O destino é um dos mais procurados por turistas no estado, e por ser ao ar livre tem sido mais priorizado em vista do momento atual de pandemia. Os protocolos de biossegurança contemplam hospedagem, alimentação, agências de receptivo, atrativos e transportes turísticos, acampamentos e guias/condutores. Além disso, eles foram pensados para abranger todos os segmentos do turismo na Chapada Diamantina.

O chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga disse que “as pessoas voltaram a viajar após meses de isolamento social. Mais do que nunca, agora é preciso oferecer segurança. A Chapada é um dos lugares mais propícios para visitar em contato com a natureza, seguindo recomendações das entidades de saúde e turismo”. Além do ecoturismo, diversos atrativos históricos, culturais e gastronômicos fazem parte do destino.

Retomada do turismo na Chapada Diamantina

Os últimos grandes feriados, de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro e de Finados no dia 2 de novembro, atraíram grande fluxo de pessoas para a Chapada Diamantina. Só no município de Lençóis foram ocupados 60% dos leitos disponíveis na rede de hotelaria nessas duas datas.

Em Mucugê no feriado de 12 de outubro, 100% leitos disponibilizados nos hotéis e pousadas foram ocupados. A cidade já está com sua rede de hotelaria com todos as acomodações liberadas. No feriado de Finados, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) registrou que nas pousadas o índices variaram entre 40% e 100% dos quartos ocupados.

Municípios como Palmeiras ainda estão se preparando para a retomada gradativa das atividades de turismo na Chapada Diamantina. A previsão de abertura na cidade é para o dia 20 de novembro, por enquanto estão sendo feitas vistorias e fiscalizações no comércio no Vale do Capão.

Protocolos

Os novos protocolos de biossegurança para o turismo na Chapada Diamantina levou em consideração diversas especificidades de cada atividade desenvolvida no destino, como as práticas aquáticas; cicloturismo, observação da vida silvestre, rapel e espeleoturismo (visitação a cavernas) implicam em cuidados especiais como o não compartilhamento de máquinas fotográficas e uso de cajados para apoio durante caminhadas e escaladas. Além de ser necessário o uso de produtos especiais para desinfecção de objetos como binóculos e limpeza de utensílios alugados.

LEIA TAMBÉM

Fazcultura 2020: última semana para envio de propostas

Propostas culturais estão sendo recebidas pelo Governo do Estado da Bahia, que poderão ser financiadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura 2020). As inscrições estarão abertas até o dia…

Nova unidade do SAC Pituaçu começa a fazer atendimentos em 25/11

Uma nova unidade do SAC começará a atender a população de Salvador no dia 25 de novembro. Estamos falando do SAC Pituaçu, localizado no Terminal de Integração. Com capacidade para atender diariamente 1.300 cidadãos, o…

Hospital Regional de Juazeiro será duplicado, afirma Governo

O Governo do Estado da Bahia anunciou hoje, 23 de novembro, que o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será duplicado. A instituição fica no norte do estado e terá mais 144 novos leitos após a nova construção. Segundo…

Festival Virada Salvador 2021 será transmitido pela televisão aberta

Na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, o prefeito da capital baiana ACM Neto fez o anúncio dos detalhes do Festival Virada Salvador 2021. A tradicional festa este ano não contará com público no local, mas será…

Programa de trainee para negros é lançado pelo Bahia

O Esporte Clube Bahia lançou um programa de trainee para negros, que está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro de 2020. Em comemoração ao mês da Consciência Negra - comemorada na última sexta-feira - o nome…

Museu de Arte da Bahia lança seu acervo digitalmente

A partir de hoje, 20 de novembro de 2020, o Museu de Arte da Bahia (MAB) está com acervo digital disponível no Google Arts & Culture. Com isso, o museu se torna o primeiro no estado a ter seu acervo na plataforma da…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais