Turismo na Bahia cresce 33,7% em setembro, maior taxa do país

Na última quinta-feira, dia 12 de novembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados sobre as atividades turísticas na Bahia. O turismo estadual registrou crescimento de 33,7% no mês de setembro, comparando com a taxa alcançada pelo estado em agosto do mesmo ano. Com base nos dados analisados, essa é a maior […]

Na última quinta-feira, dia 12 de novembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados sobre as atividades turísticas na Bahia. O turismo estadual registrou crescimento de 33,7% no mês de setembro, comparando com a taxa alcançada pelo estado em agosto do mesmo ano. Com base nos dados analisados, essa é a maior variação positiva do Brasil.

continua depois da publicidade

“Este é um resultado animador, uma vez que o setor de Turismo foi um dos mais atingidos pelo impacto da pandemia do Coronavírus em todo o mundo. Vale destacar que a taxa de crescimento da Bahia foi muito superior à nacional, que ficou em apenas 11,5% na comparação com agosto”, informou o secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro.

Todas as novas informações integram a “Pesquisa Mensal de Serviços”. Ela é geralmente realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Em setembro, turismo na Bahia registrou a maior variação positiva

Todas as 12 unidades da federação marcaram o mesmo ritmo de crescimento, tendo em vista a receita nominal. Quanto à variação positiva, a Bahia saiu na frente e registrou 33,7%. O índice do estado baiano ficou em -44,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

continua depois da publicidade

“Além do estímulo às viagens de carro, a retomada dos voos para a Bahia é um fator importante para a recuperação. A expectativa era que as companhias operassem com 50% da oferta e agora já chegamos a 60%”, disse o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco.

O agregado especial do Turismo na Bahia, no acumulado de 2020, caiu 42,1%. Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação pesquisadas também tiveram recuo nas atividades turísticas.