Tudo Bahia
Portal de Notícias

Museu de Arte da Bahia lança seu acervo digitalmente

Acervo de mais de 15 mil obras do Museu de Arte da Bahia agora pode ser acessado virtualmente pelo público de maneira gratuita.

continua depois da publicidade

A partir de hoje, 20 de novembro de 2020, o Museu de Arte da Bahia (MAB) está com acervo digital disponível no Google Arts & Culture. Com isso, o museu se torna o primeiro no estado a ter seu acervo na plataforma da Google que é usada na divulgação das mais importantes manifestações culturais do mundo. As informações são da assessoria de comunicação do MAB.

Segundo o portal do Governo da Bahia, o trabalho de inserção do acervo digital do MAB na plataforma foi feito em conjunto pelas equipes de Pesquisa, Museologia e Comunicação do Museu. Quem dirigiu o trabalho foi a museóloga, Ana Liberato, que disse que mais de 15 mil obras agora estão disponíveis ao público para visitação virtual.

Acervo digital do Museu de Arte da Bahia

O Museu de Arte da Bahia é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). No acervo digital, disponibilizado no Google Arts & Culture, serão primeiramente expostas três mostras.

Uma delas é a Coleção Lopes Rodrigues, que dá destaque para as obras de João Francisco Lopes e Manoel Lopes, dois pintores do século XIX, muito importantes para a arte baiana. Entre suas principais obras estão “A República”, “Dois Véus” e “Orquestra Ambulante”. Os dois artistas plásticos, que eram pai e filho, ainda pintavam naturezas mortas e paisagens.

A segunda mostra tem como nome “O Negro e as Artes Plásticas no MAB”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra comemorado hoje, 20 de novembro. A exposição apresenta ao público grandes obras de artistas como Carybé, Emanoel Araújo e outros.

A terceira exposição disponível é a “Vistas e Igrejas de Salvador”, com obras dos artistas Presciliano Silva, Alberto Valença, João Alves, Mendonça Filho e outros. As pinturas retratam paisagens, igrejas e marinhas da capital. As obras representam marcas do passado da Bahia, que evocam as histórias da antiga Salvador.

MAB

O Museu de Arte da Bahia (MAB) foi fundado em 1918 e fica na capital Salvador. Foi um dos dez primeiros museus inaugurados no Brasil e é o mais antigo da Bahia. Surgiu como uma depositária do patrimônio histórico baiano e depois de alguns anos ficou mais voltado às obras de artes visuais e decorativas.

Seu acervo, com mais de 15 mil obras, possui um grande valor histórico e é formado por diversas coleções. Algumas das mais antigas são as de Jonathas Abbott e de Góis Calmon de meados do século XIX. O Museu de Arte da Bahia ainda possui um grande acervo documental com fotografias, mapas e correspondências.

LEIA TAMBÉM

Fazcultura 2020: última semana para envio de propostas

Propostas culturais estão sendo recebidas pelo Governo do Estado da Bahia, que poderão ser financiadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura 2020). As inscrições estarão abertas até o dia…

Nova unidade do SAC Pituaçu começa a fazer atendimentos em 25/11

Uma nova unidade do SAC começará a atender a população de Salvador no dia 25 de novembro. Estamos falando do SAC Pituaçu, localizado no Terminal de Integração. Com capacidade para atender diariamente 1.300 cidadãos, o…

Hospital Regional de Juazeiro será duplicado, afirma Governo

O Governo do Estado da Bahia anunciou hoje, 23 de novembro, que o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será duplicado. A instituição fica no norte do estado e terá mais 144 novos leitos após a nova construção. Segundo…

Festival Virada Salvador 2021 será transmitido pela televisão aberta

Na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, o prefeito da capital baiana ACM Neto fez o anúncio dos detalhes do Festival Virada Salvador 2021. A tradicional festa este ano não contará com público no local, mas será…

Programa de trainee para negros é lançado pelo Bahia

O Esporte Clube Bahia lançou um programa de trainee para negros, que está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro de 2020. Em comemoração ao mês da Consciência Negra - comemorada na última sexta-feira - o nome…

Banco de leite materno da Bahia é inaugurado na capital do estado

Nesta terça-feira (17/11), foi inaugurado o Banco de Leite Humano na Bahia. O evento foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pela subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim. De acordo com…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais