WhatsApp bane mais de mil contas após denúncias no canal do TSE

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi realmente atípico. Além de ter sido realizada em meio a uma pandemia que ainda não dá sinais de queda de casos, foi mais uma eleição marcada pela divulgação em massa de notícias falsas. Isso levou o WhatsApp a banir mais de mil contas após denúncias no […]

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi realmente atípico. Além de ter sido realizada em meio a uma pandemia que ainda não dá sinais de queda de casos, foi mais uma eleição marcada pela divulgação em massa de notícias falsas. Isso levou o WhatsApp a banir mais de mil contas após denúncias no canal do TSE.

continua depois da publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral trabalhou em conjunto com o WhatsApp para promover esse banimento. A plataforma de denúncias criada pela parceria tem sido a estratégia mais eficaz para impedir a viralidade das fake news nas eleições.

A iniciativa faz parte do chamado “Programa de Enfrentamento à Desinformação” promovido pelo TSE. Vale ressaltar que a rede social de mensagens do Facebook já fazia parte desse Programa desde outubro de 2019, com o foco nas eleições municipais.

continua depois da publicidade

Os resultados práticos do trabalho realizado em 2020 foram significativos:

No período de 27 de setembro a 15 de novembro de 2020, primeiro turno das eleições, o canal com o TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. Ao todo, 4.630 casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos Termos de Serviço.

O Programa de Combate à Desinformação comprovou o quanto é importante o esforço conjunto entre o poder público e as empresas privadas de tecnologia de comunicação de massas.

Para a secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, que também coordena o Programa, o eleitor deve fazer cada vez mais a sua parte no combate às fake news, por meio da denúncia:

continua depois da publicidade

O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral.

Do outro lado, o WhatsApp reconhece que a luta pela integridade das eleições precisa ser cada vez mais consolidada. Foi o que deixou bem claro o responsável pelas políticas públicas do WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan:

A parceria com o TSE reforça o compromisso do WhatsApp com a integridade das eleições brasileiras e os resultados obtidos até o primeiro turno indicam a assertividade das iniciativas implementadas.

Mais informações sobre o Programa você pode obter na página oficial do TSE.