Programa de trainee para negros é lançado pelo Bahia

O Esporte Clube Bahia lançou um programa de trainee para negros, que está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro de 2020. Em comemoração ao mês da Consciência Negra – comemorada na última sexta-feira – o nome dado ao projeto é Preto Tricolor, e ele é exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas. […]

O Esporte Clube Bahia lançou um programa de trainee para negros, que está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro de 2020. Em comemoração ao mês da Consciência Negra – comemorada na última sexta-feira – o nome dado ao projeto é Preto Tricolor, e ele é exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas.

continua depois da publicidade

No ano passado, o time de futebol já havia lançado um programa parecido: o Dedo na Ferida. Nele, oficinas gratuitas de combate ao racismo estrutural eram oferecidas em três capitais brasileiras. O novo programa de trainee para negros do Bahia tem apoio da ONU – Organização das Nações Unidas.

Trainee para negros do Bahia

Além do apoio do Fundo de Populações da ONU do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o Preto Tricolor tem como parceiros a ONG Mídia Periférica e a empresa 99jobs. A ação se dá por conta da não existência de negros na diretoria e nas gerências do time de futebol.

continua depois da publicidade

Nos cargos de coordenação, a representatividade de pretos e pardos é de 50% e na supervisão de 60%. Segundo o time, que está localizado na cidade mais negra fora do continente africano, Salvador, essa realidade precisa mudar. Interessados podem se inscrever pelo site da 99jobs.

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, disse que: “A gente já conseguiu incluir mais gente ao clube criando plano de sócios popular, camisa popular e as campanhas sociais destes três anos, mas faltava algo assim. Nos últimos dias saiu um estudo inédito que mapeou ações afirmativas em 23 multinacionais do país. É um movimento que vem ganhando musculatura e o Bahia se vê obrigado a contribuir”.

Dedo na Ferida

O projeto anterior ao programa de trainee para negros foi nomeado de Dedo na Ferida e impactou 484 pessoas em quinze organizações diferentes. Distribuídas por vinte turmas e sessenta e seis horas de formação, as oficinas tinham como foco a exaltação do povo e da cultura da negritude.

continua depois da publicidade

Na época, em três partidas de futebol diferentes os jogadores não usaram seus uniformes habituais com seus próprios nomes. Mas, sim camisetas que vinham com nomes de grandes personalidades negras do passado e do presente, além de ex-jogadores do próprio Esporte Clube Bahia.

Consciência Negra

Celebrado no dia 20 de novembro no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão sobre o papel das pessoas negras no Brasil. A data foi escolhida por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da libertação do povo escravizado no Brasil e um símbolo da luta da negritude no país.