Basílica na Bahia é desinfectada para festa da Padroeira do estado

A Bahia está se preparando para celebrar a festa da Padroeira do estado no próximo dia 08 de dezembro. Para isso, nesta quinta-feira (25), foi realizada a desinfecção da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A igreja, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, será a casa do novenário que terá início neste domingo (29).  […]

A Bahia está se preparando para celebrar a festa da Padroeira do estado no próximo dia 08 de dezembro. Para isso, nesta quinta-feira (25), foi realizada a desinfecção da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A igreja, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, será a casa do novenário que terá início neste domingo (29). 

continua depois da publicidade

A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, tropa componente do Comando Conjunto Bahia foi responsável pela limpeza. Ao todo, 30 militares se reuniram, vestindo roupas especiais para fazer a higienização da igreja. A assepsia deve garantir proteção de até 60 dias. 

Os produtos usados para fazer a desinfecção foram o quaternário de amônia e o dióxido de cloro. Ambos têm alto poder descontaminante e ainda são seguros à saúde das pessoas. Sendo assim, não irá prejudicar os fiéis que se reunirem no espaço. Além disso, sua aplicação não compromete a preservação do local, que existe desde 1739. 

continua depois da publicidade

Festa da Padroeira da Bahia 

Em 2020, a celebração à santa Padroeira do estado completo 471 anos e pode ter uma festa diferente. Normalmente, várias pessoas se reúnem para seguir um trio elétrico que toca músicas do coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Padres, fiéis e seminaristas costumam acompanhar a procissão que acontece todo ano no dia 08 de dezembro. 

Adeptos do candomblé que também reverenciam a santa se juntam para a festa. Muitas vezes, mesmo a população que não é devota do catolicismo acompanha a celebração. O cronograma começa às 9h com uma solenidade da eucaristia, ao meio-dia há uma benção e depois um grande almoço coletivo. 

Pelo menos, é assim que aconteceu nos anos anteriores. Em 2019, o tema foi a Fé e Devoção à Imaculada Conceição, já para 2020 o tema ainda não foi revelado. Apesar de a preparação já estar acontecendo, não existem informações de qual será o formato da festa neste ano. 

continua depois da publicidade