Governo da Bahia amplia número de mamografias durante o Outubro Rosa

Mais de 25 mil exames de mamografia já foram agendados no estado da Bahia, no mês de prevenção ao câncer de mama.

O governo do estado da Bahia já ampliou a meta inicial para realização de exames de mamografia durante o Outubro Rosa. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, a meta inicial era de ofertar 14 mil exames, mas já foram marcadas 25 mil mamografias.

continua depois da publicidade

As marcações estão distribuídas entre a capital do estado, na cidade de Salvador, e pelo interior, durante a campanha do Outubro Rosa.

Exames de mamografia durante Outubro Rosa

É importante lembrar que a mamografia deve ser realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos e eles podem ser marcados durante todo o ano, não apenas durante a campanha do Outubro Rosa. A campanha serve para a conscientização da população.

continua depois da publicidade

O exames serão realizados, no estado da Bahia, em horário agendado previamente pela internet, com objetivo de evitar filas e aglomerações no momento do atendimento. Em Salvador, os exames serão realizados em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).

No interior do estado, as mulheres serão atendidas nas mais de 20 Policlínicas Regionais de Saúde, com base no agendamento a partir dos postos de saúde ou das Secretarias Municipais de Saúde. Conforme informações da diretora do programa de rastreamento na Sesab, Jucelia Nascimento, a maioria dos mamógrafos disponíveis no SUS da Bahia estão no interior do estado.

Por sua vez, o governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou mais exames poderão ser realizados ainda no mês de outubro, por meio de parcerias.

continua depois da publicidade

“A boa notícia é que estamos em contato com as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital da Mulher para que eles possam, neste mês, disponibilizar exames de mamografia aos finais de semana ou em horários estendidos e assim, alcançar ainda mais mulheres”, afirmou.

Câncer de mama no Brasil

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Na Bahia, o número pode chegar a 3.460.

O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres, representado quase 30% do número de câncer no país. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento poderá consistir em tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, conforme a necessidade identificada. O tratamento é realizado pela rede de atendimento da Sesab.