Saiba como consultar e regularizar a situação do CPF na Receita Federal

A situação irregular do documento não permite a movimentação ou abertura de conta, solicitação de empréstimos, tirar passaporte ou receber nota fiscal.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento que pode ser feito pela internet acessando o site da Receita Federal. Ele serve para identificar o contribuinte. Os 11 números que identificam a pessoa cadastrada só poderão ser modificados com uma ordem judicial.

continua depois da publicidade

A consulta do documento para saber se tem alguma irregularidade funciona de uma maneira bem prática. Basta entrar no site da Receita Federal. Lá, o contribuinte vai digitar o número do CPF e a data de nascimento. Então, saberá se o documento tem alguma irregularidade.

Como regularizar o CPF

Um dos motivos de apresentar irregularidade no CPF pode ser porque o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF), que estava obrigado nos últimos cinco anos.

continua depois da publicidade

No caso do CPF ser cancelado, o motivo pode ser porque o contribuinte teve alguma multiplicidade de inscrições do documento ou, até mesmo, por uma decisão administrativa da Receita Federal ou uma decisão judicial.

Já com relação a suspensão do documento, pode acontecer quando o cadastro do contribuinte apresentar alguma informação incorreta ou estiver faltando completar alguma informação dos dados enviados para a Receita Federal.

A suspensão do CPF causa ao cidadão muitos problemas, entre eles: bloqueio das contas bancárias (não sendo permitido também abrir conta), restrição de empréstimo, impedimento em compra de imóvel e, também, problema para receber as notas fiscais.

continua depois da publicidade

Regularização é feita pela internet

A regularização do documento pode ser feita pela internet, quando o CPF apresentou os seguintes motivos: cancelado, suspenso, inválido, bloqueado, caso de irregularidade ou inativo. Essa regularização pode ser feita no site da Receita Federal, na parte de como regularizar.

Na página, o contribuinte vai informar nome completo, número do CPF, número do celular, data de nascimento e e-mail utilizado. Depois, é só gerar uma guia de regularização. Essa guia precisa ser paga via boleto e conta com Garantia de Regularização (GR) de CPF.

Um contabilista licenciado vai verificar se a regularização do documento. Após 48 horas do pagamento da guia, acontece o retorno da regularização ,que é enviado pelo e-mail do contribuinte.

continua depois da publicidade

No caso do contribuinte precisar fazer a regularização do CPF com mais rapidez, depois do pagamento do boleto, é possível enviar por e-mail o comprovante pago em anexo. O endereço do e-mail que o contribuinte deve enviar a guia paga é [email protected]