Feriado de 12 de outubro: saiba o que abre e fecha em Salvador e região

Em Salvador e região, estabelecimentos como shoppings, supermercados e comércio geral estarão funcionando com horários diferenciados.

Na próxima terça-feira (12/10), haverá o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no qual também é comemorado o Dia das Crianças. E como de costume, feriados que caem um dia depois ou antes do final de semana são considerados, em algumas repartições públicas do país, como ponto facultativo.

continua depois da publicidade

Em Salvador e região, devido à pandemia da COVID-19, estabelecimentos como shoppings, supermercados e comércio geral estarão funcionando com horários diferenciados. Eles vão manter as medidas preventivas, como uso de máscaras e medição de temperatura.

O Super Bompreço nos shoppings estará aberto, em horários variáveis: das 7h às 18h (Shopping Itaigara), das 8h às 21h (Salvador Shopping) e das 7h às 21h (Salvador Norte Shopping).

continua depois da publicidade

Nos shoppings, as praças de alimentação e cinemas, em grande parte, funcionarão a partir do 12h. Demais lojas, como de calçados e vestuário do Shopping Center Lapa e Parque Shopping Bahia, estarão abertos a partir das 9h e das 13h, respectivamente.

Nos demais shoppings da cidade, esse tipo de estabelecimento estará fechado, junto com bancos, clínicas, correios, farmácias e lotéricas que estão nas dependências do centro de compras.

Feira de Santana

A Prefeitura de Feira Santana, uma cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador, declarou que o comércio estará aberto na véspera do feriado. Para as repartições públicas municipais, será ponto facultativo.

continua depois da publicidade

A decisão pela abertura foi uma resposta à solicitação dos representantes do setor, dado que a suspensão da atividade na véspera do feriado (12/10) do Dia das Crianças viria a gerar prejuízos aos comerciantes.

Funcionamento de bancos

Algumas instituições, como bancos e a bolsa de valores, decidiram adotar um esquema de funcionamento diferente para os dois dias. A Bolsa de Valores não vai funcionar no feriado, mas estará disponível na segunda feira (11/10), com pregão das 10h às 18h.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na terça-feira. No dia anterior, segunda-feira (10/10), os bancos abrirão normalmente onde não houver feriados municipais.

continua depois da publicidade

Já as áreas de autoatendimento continuarão funcionando e disponíveis para os clientes. Operações de transferência como Pix terão compensação instantânea, mas transferências TED e DOC só serão compensados na quarta-feira (13/10).

A Febraban esclareceu que contas de água, energia, telefone e os carnês, que estão com data de vencimento para 9 e 10 de outubro (sábado e domingo) e que vencem na segunda-feira (11), poderão ser quitadas, sem acréscimo, na quarta (13/10).