Nasa ‘transforma’ imagem da Via Láctea em som; ouça

Os pesquisadores usaram a frequência de luz dos objetos observados e transformaram em notas musicais. Confira o resultado.

A música é a linguagem universal dos sentimentos, mas pode-se dizer que, igualmente, ela é a linguagem que une os diversos mundos na nossa Via Láctea. No dia Internacional da Música, a Agência Espacial Norte-Americana – NASA divulgou a sonorização de dados de imagens da Via Láctea.

continua depois da publicidade

O que a equipe de cientistas fez foi utilizar dados dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, além de dados do Observatório de Chandra X-Ray. Os pesquisadores usaram a frequência de luz dos objetos observados e transformaram em notas musicais. O incrível é que, ao serem convertidas em notas individuais, os tons agudos das luzes e os sons mais intensos das nuvens de gás e poeira formam uma harmonização.

Na parte inferior da imagem, é possível observar o buraco negro supermassivo onde a intensidade das nuvens de gás e poeira são as mais brilhantes e proporcionam uma frequência melódica mais intensa. A música ficou uma mistura de calmaria com elevação épica. Após ter sido postada no Instagram, a melodia junto a foto causou admiração e muita gente elogiou a perfeição melódica.

continua depois da publicidade

Esse processo é chamado de sonificação e proporciona a utilização dos recursos das imagens para construir os sons necessários. É muito perfeita a harmonização dos sons adquiridos através dos pontos luminosos.