Receita Federal lança novo app para consulta do IR; saiba como funciona

A partir de agora, a consulta ao CPF e à declaração do IR podem ser realizadas diretamente pelo aplicativo no celular. Saiba mais.

Uma comodidade a mais para quem busca os serviços da Receita Federal foi anunciada na última terça-feira (05/10). Foi lançado o aplicativo do órgão que concede diversos serviços, como consultas a declaração do Imposto de Renda, Cadastro de Pessoa Física (CPF), processos, entre outros.

continua depois da publicidade

O aplicativo está disponível para ser baixado por sistemas operacionais Android e iOS, sendo muito leve e de fácil navegação. Buscando agilidade e mais eficiência nos serviços, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) designou a Serpro para desenvolvimento da plataforma. A RF pretende integrar até o final de 2022 todos os demais serviços dos aplicativos da RFB.

A partir de agora, a consulta ao CPF e à declaração do IR podem ser realizadas diretamente pelo aplicativo no celular. Será possível, igualmente, realizar o preenchimento e envio da declaração do IR pelo aplicativo, conforme informado pela entidade. Outra funcionalidade é o acompanhamento de processos e até a verificação de empregados que estão ativos. Esses dados são linkados ao e-Social.

continua depois da publicidade

Esse aplicativo reúne vários dados e integra informações de outros aplicativos, facilitando a navegação e a busca por dados. Inicialmente, é necessário que alguns aplicativos estejam instalados, mas a meta é realizar essa integração até o aperfeiçoamento por completo. Os interessados deverão baixá-lo em sua loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store). Para fazer o login, basta utilizar a conta do Gov.br.

O eSocial doméstico também possui integração com o novo aplicativo da RF. Mas, conforme já adiantamos, neste primeiro momento será fundamental ter o aplicativo, também, instalado. Existem vários aplicativos da Receita Federal, entre eles o IRPF (Imposto de Renda), Agendamento Governo Federal (para abertura de agendas), Consulta CPF, CNPJ, e-Processo entre outros.

São esses serviços que serão integrados no aplicativo lançado pela RF.

continua depois da publicidade