Como habilitar seu documento no aplicativo CPF Digital? Confira aqui

O aplicativo CPF Digital pode ser usado em aparelhos celulares com sistema operacional Android e iOS. Saiba como funciona.

Como tudo tem sido digitalizado, não seria diferente com nossos documentos de identificação. Agora, é possível ter acesso ao documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) Digital, que está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android.

continua depois da publicidade

Com o CPF Digital, a apresentação do documento físico é dispensável, dado que ambos têm a mesma validade. Além dessa praticidade, o documento digital envia notificações atualizando o usuário de informações importantes e oferece um central de atendimento por meio de um chatbot especializado.

Primeiro, frisamos que o aplicativo só pode ser utilizado por cidadãos que já possuam Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Essa demanda ocorre porque o CPF Digital precisa de verificação biométrica e a CNH é o único documento que pode garantir essa verificação.

continua depois da publicidade

Então, para ter o CPF garantido no seu aparelho celular, basta baixá-lo no Google Play ou App Store, e fazer a instalação. Feito isso, o cidadão inscrito precisa informar o número do CPF, realizar um registro cadastral e gerar um código PIN.

Para aqueles que farão a inscrição do CPF Digital pela internet, ela está disponível para qualquer cidadão brasileiro e estrangeiros residentes no Brasil.

O que fazer com o CPF Digital?

Segundo o site do Governo Federal, os serviços que os cidadãos podem realizar no aplicativo CPF digital são:

continua depois da publicidade
  • Consulta da situação cadastral do CPF;
  • Emissão de comprovante da situação cadastral;
  • Consulta as informações que vinculadas ao seu CPF;
  • Confirmação da autenticidade de comprovante de CPF.

Como foi dito anteriormente, o aplicativo CPF Digital oferece atendimento virtual por meio do chatbot, que pode ajudar o contribuinte no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).