WhatsApp: saiba como liberar espaço no armazenamento do app

A falta de espaço de armazenamento no aparelho pode comprometer o funcionamento do app WhatsApp. Saiba como liberar memória.

Uma característica do aplicativo de conversas, WhatsApp, é o armazenamento de todos os arquivos compartilhado. Isso acaba ocupando grande parte da memória do telefone, se considerarmos que compartilhamos não apenas mensagens, mas também de áudios, fotos e vídeos.

continua depois da publicidade

Caso o espaço no armazenamento esteja começando a ficar cheio, o mensageiro não irá funcionar corretamente. O WhatsApp chega a enviar um aviso para que documentos sejam apagados a fim de liberar mais espaço no aparelho celular, evitando o travamento no uso do mensageiro.

Abaixo, daremos um passo a passo para facilitar a limpeza da memória do seu celular. O Android e iOS possuem formas diferentes de como realizar essa limpeza, então daremos instruções diferenciadas para cada um respectivamente.

continua depois da publicidade

Espaço de armazenamento do sistema Android

No topo da tela do seu aparelho, há um espaço que é ocupado por “Arquivos de mídia do WhatsApp” e “Apps e outros itens”. Então, para analisar e apagar os documentos desnecessários, faça o seguinte:

  • Vá na aba CONVERSAS e selecione “Mais opções > Configurações”;
  • Clique na opção “Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento”;
  • Toque na opção “Encaminhados muitas vezes”, “Maior do que 5 MB” ou selecione uma conversa específica;
  • Você verá um ícone no canto superior direito que te permite ordenar os itens por “Mais recente, Mais antigo ou Maior” (o tamanho de cada um é indicado no canto superior esquerdo de cada item);
  • Selecione o item que você deseja analisar ou favoritar/desfavoritar;
  • Depois de selecionar todos ou o(s) item(s) a ser excluído, clique em apagar.

Limpando espaço no armazenamento do sistema iOS

O sistema iOS permite que você libere espaço de armazenamento apagando itens grandes, que foram encaminhados muitas vezes ou itens de conversas específicas:

  1. No canto direito do seu mensageiro, vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento”;
  3. Selecione a opção “Encaminhados muitas vezes, Maior do que 5 MB” ou escolha uma conversa específica;
  4. Tem como ordenar os arquivos de mídia por “Mais recente, Mais antigo ou Maior”, tocando no o ícone no canto esquerdo inferior;
  5. Você pode clicar num item para analisá-lo, ou selecionar todos ou aqueles que deseje apagar;
  6. Clique em “Apagar”. Geralmente, aparece uma mensagem que pede que você confirme essa decisão;
  7. Se estiver tudo certo, aperte “ok” e siga com a limpeza do espaço de armazenamento.

Lembrando que, mesmo depois que os arquivos de mídia forem apagados, eles ainda continuarão salvos no seu celular. Caso existam várias cópias de um item, você precisará apagar todas as cópias para liberar espaço. Também é importante conferir a lixeira do seu aparelho para eliminar os arquivos definitivamente.

continua depois da publicidade