Devido à nova variante da COVID-19, Salvador cancela festa de Réveillon

Diante das incertezas, o prefeito Bruno Reis disse que não é recomendável promover o Festival da Virada, que aglomera mais de 250 mil pessoas.

A descoberta da nova variante do coronavírus voltou a acender o alerta para os cuidados necessários, no sentido de evitar uma nova onda. A cepa, denominada de Ômicron, foi descoberta neste mês de novembro na África do Sul e tem preocupado a comunidade científica no mundo. Pelo menos quatro continentes já apresentaram casos, embora nenhuma morte tenha sido confirmada.

continua depois da publicidade

Diante de tudo isso, o prefeito de Salvador informou que o Réveillon está cancelado. Bruno Reis (DEM) comunicou na manhã desta segunda-feira (29) que o cancelamento ocorreu devido ao aumento nos números de casos da COVID-19 na Europa e da descoberta da variante.

Bruno Reis destacou que o número de internações e óbitos em decorrência da COVID-19 estão reduzindo em Salvador. Mas, diante das incertezas e preocupações com a variante, não é aconselhável promover um evento, como o Festival da Virada, que aglomera mais de 250 mil pessoas.

continua depois da publicidade

O caso da Europa, que enfrenta uma quarta onda e mais a presença da variante, acaba promovendo uma preocupação e parâmetro para o Brasil. No Twitter, o prefeito foi muito enfático: “Diante da chegada de uma nova variante do coronavírus e do aumento de casos na Europa, estou tomando a decisão de cancelar o Virada Salvador desse ano. Sei da importância do evento para economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”.

Existem riscos de a variante provocar outra onda de infecções pelo mundo. No entanto, ainda são muitas as incertezas que permeiam o assunto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já fez recomendações sobre o controle de entrada de estrangeiros, sobretudo vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.