Diagnóstico COVID-19: Brasil recebe 500 mil testes

Brasil recebe testes para diagnóstico COVID-19, estados devem receber ainda essa semana.

O Ministério da Saúde via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) fez uma compra de testes para diagnóstico COVID-19. Ao todo foram adquiridos 10 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular). Do total de testes comprados, 500 mil chegaram ao Brasil ontem (22) e devem ser distribuídos por todo o território ainda essa semana.

continua depois da publicidade

O restante dos testes, que estão sendo produzidos pelo laboratório Seegene, da Coreia do Sul, chegará por etapas, a expectativa é de que sejam 500 mil unidades por semana.

Essa ação faz parte do planejamento do Ministério da Saúde em ampliar o número de testagem de pacientes para identificar a presença do vírus e mapear as infestações. 2,5 milhões de testes já foram distribuídos aos estados: 524.536 mil são testes RT-PCR e 2 milhões são testes rápidos (sorologia). Ainda assim, o número atual de testes é insuficiente aos pacientes, falta distribuição.

continua depois da publicidade

A expectativa do Ministério da Saúde é de que até a próxima semana sejam distribuído até três milhões de testes para diagnóstico covid-19. São 984 mil testes RT-PCR, da Fiocruz (184,2 mil) e OPAS (500 mil), além de doação feita pela Petrobras de 300 mil testes. Os testes rápidos são mais 2 milhões de unidades doadas pela mineradora Vale. Por isso, os testes devem ser distribuídos em breve aos estados.

Sobre os testes

Os testes rápidos para diagnóstico da COVID-19 (sorologia) detectam a presença de anticorpos no organismo e são realizados entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas da doença. Já os testes RT-PCR (biologia molecular) identificam o coronavírus logo no início, no período em que ainda está agindo no organismo.