Medicamentos em casa: como armazenar?

Aprenda a armazenar, corretamente, os medicamento em casa e manter a sua vida útil.

Ainda não existe cura para o novo coronavírus, apenas vacinas estão sendo testadas, com perspectivas de serem liberadas até o final de 2020. Apesar disso, é preciso se precaver contra possíveis sintomas comuns e, para isso, é necessário armazenar os medicamentos em casa, mas é preciso atenção a esse processo.

continua depois da publicidade

Com uma boa minifarmácia em casa, que costuma ser um hábito comum na vida dos brasileiros, pode ser evitada a necessidade de sair para comprar os medicamentos. Alguns medicamentos comuns no dia a dia, como um anti-inflamatório, sal de frutas, remédio para dor de cabeça, febre entre outros.

Apesar disso, é muito importante, além de ter os medicamentos em casa, ter condições adequadas para o seu armazenamento. Não apenas o prazo de validade vai influenciar na qualidade do remédio, mas a forma como ele é armazenado, faz toda a diferença. Aqui vamos dar algumas dicas para o armazenamento adequado, vamos lá:

continua depois da publicidade

Aprenda a armazenar medicamentos em casa

Não apenas no período de pandemia pelo novo coronavírus, aprender a armazenar medicamento em casa é de suma importância para conservar sua qualidade e eficiência.

Local

A sugestão é de que os medicamentos não sejam conservados em ambientes nos quais existe muita umidade, como por exemplo em um banheiro. Isso porque, a umidade pode afetar os ingredientes com o passar do tempo e deixar o remédio sem função efetiva.

Por isso, a sugestão é de que sejam armazenados, por exemplo, no armário de roupas, no quarto. É preciso estar atento sempre para o alcance das crianças a esses medicamentos em casa.

continua depois da publicidade

Luz

É preciso atenção quanto a exposição dos medicamentos à luz, pois muito são sensíveis. Por isso, é necessário conservá-los na embalagem original, mas caso não seja possível, que estejam devidamente protegidos da iluminação.

Validade dos medicamentos em casa

Outro motivo para guardar os medicamentos em suas embalagens originais é por conta do prazo de validade. Não é uma boa ideia fazer o uso de remédio vencido. Por isso, fique atento ao prazo de validade antes de ingerir ou aplicar um medicamento em casa.

Atenção ao descarte

É importante que você procure o destino correto do medicamento, que não o jogue no ralo ou lixo comum. E importante que, caso o remédio esteja vencido, que seja levado a um posto de saúde ou hospital mais próximo, para que o descarte seja feito de forma correta.

continua depois da publicidade

Essa medida vai ajudar também a cuidar do meio ambiente.