Desmatamento na Amazônia bate novo recorde

Desmatamento na Amazônia nos quatro primeiros meses foi 55% maior em relação ao ano de 2019.

Nesta sexta-feira (08/05), foi anunciado que o desmatamento da Amazônia bateu novo recorde. Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do governo federal responsável pelo monitoramento.

continua depois da publicidade

Somente nos quatro primeiros meses do ano de 2020, 1.202 km² da Amazônia foram perdidos para o desmatamento. Esse número representa um aumento de 55% em relação a mesma quantidade de tempo quando comparado com 2019. Desde que o levantamento do INPE começou a ser feito, nunca a floresta havia sido tão devastada.

Não custa lembrar que no ano de 2019 a Amazônia sofreu uma das piores queimadas já registradas na história tendo destruído 10.123 km² de floresta. Alguns ambientalistas acreditam que o ano de 2020 será ainda pior, o que os dados prévios já indicam.

continua depois da publicidade

É preciso lembrar que a maior parte dos incêndios é feita por madeireiros ilegais ou mineradores e agricultores não autorizados. Eles costumam colocar fogo na floresta com o objetivo de limpar a área e facilitar seu trabalho.

Forças armadas na Amazônia

Um dia antes do anúncio do INPE, o presidente, Jair Bolsonaro, enviou parte das Forças Armadas para combater incêndios e colaborar com o trabalho dos agentes ambientais. De acordo com o decreto assinado, as Forças Armadas ficarão na região entre os dias 11 de maio e 10 de junho de 2020.

Por outro lado, o presidente já informou que pretende diminuir a área de preservação da Amazônia. Uma das alegações feitas é de que indígenas poderiam explorar os locais.

continua depois da publicidade

Sobre a Amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com uma área de cerca de 5,5 milhões de km². A região é cortada por inúmeros rios como o Amazonas, o Tapajós e o Xingu, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta. Por conta de todo o tamanho e grande variedade de recursos, a floresta é o local com maior biodiversidade no mundo.

A Amazônia ainda é responsável pelo clima do país, principalmente no que diz respeito ao ciclo da chuva. Por ser um lugar com muita umidade, boa parte de sua água evapora. Ao chegar em certas camadas da atmosfera, massas de ar levam essa umidade para várias regiões do Brasil e até para outros países. Por tudo isso, o desmatamento é visto com tanta preocupação.