Concurso INSS tem mais de 17 mil inscritos

O concurso INSS oferta 8.230 vagas para aposentados da União e militares inativos. Inscrições foram encerradas.

Saiu nesta segunda-feira (11/05) o número de candidatos inscritos no processo seletivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com vagas para ex-servidores do INSS e militares da reserva. De acordo com as informações foram 17.277 inscritos na seleção do concurso INSS, que conta com mais de 8 mil vagas.

continua depois da publicidade

Nessa iniciativa, os servidores serão contratados, por tempo determinado, pelo regime próprio de previdência social (RPPS) da União.

As vagas estão distribuídas entre: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): 7400 vagas; Perícia Médica Federal: 255 vagas; Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS): 235; Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS): 50; Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (DECIPEX): 290.

continua depois da publicidade

O salário ofertado pode chegar ao valor mensal de R$ 4.200. Além das remunerações previstas, os profissionais vão contar com diárias.

Os candidatos não serão avaliados por meio de provas, por isso, o previsto é que sejam avaliados a partir de três condições básicas:

  • Idade: a maior pontuação será para quem tiver idade inferior a 45 anos e a menor pontuação vai para quem tiver a partir de 60;
  • Tempo de exercício no serviço público federal ou no serviço militar nas Forças Armadas: um ponto adicional para cada ano que exceder a 35 anos; e
  • Tempo de aposentadoria ou inatividade militar: maior pontuação para quem tiver menor tempo de aposentadoria/inatividade e a menor pontuação para quem tiver acima de 10 anos de aposentadoria/inatividade, mas há outras faixas.

Cronograma do concurso INSS

Com as inscrições encerradas, os próximos passos previstos são para:

continua depois da publicidade
  • Análise das inscrições – 11 a 17 de maio;
  • Divulgação do resultado preliminar – 18 de maio;
  • Recursos contra resultado preliminar – 19 e 20 de maio;
  • Análise dos recursos – 22 a 25 de maio;
  • Resultado dos recursos – 26 de maio;
  • Homologação do resultado final – 26 de maio de 2020.

Os servidores contratados serão responsáveis, dentre outras atividades, por dar apoio administrativo, realizar atendimentos aos segurados e beneficiários, realizar a análise dos benefícios. Devem também ajudar na emissão de certidões de tempo de contribuição, na revisão de benefícios e demais atividades.

Por isso, a expectativa é de que sejam contratados em breve e estão previstos para atuar até o dia 31 de dezembro de 2021.

Pelo menos a princípio, os servidores aposentados deverão trabalhar no sistema home office (de teletrabalho), no sentido de evitar a disseminação do novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Já os militares vão trabalhar diretamente nas agências quando elas voltarem ao funcionamento normal, já que, por enquanto, seguem fechadas.