Receita Federal lança CPF Digital

Aplicativo do CPF Digital oferece versão informatizada do documento e também possui ChatBot para tirar dúvidas.

A Receita Federal (RFB) lançou o aplicativo CPF Digital. Esta é a versão informatizada do documento, anunciada nesta quinta-feira (14/05) pela Secretaria da Receita Federal. A ferramenta irá agilizar procedimentos relacionados aos serviços públicos e também facilitará o acesso ao documento, já que ele estará presente no celular.

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É preciso lembrar que o CPF é um dos documentos pessoais mais importantes. De acordo com Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o CPF é considerado a chave principal para utilizar os serviços do governo. Inclusive, é por meio do documento que o interessado faz o pedido do auxílio emergencial de R$ 600,00.

Como funciona o CPF Digital?

O aplicativo CPF Digital RFB está disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS), sendo que o download é gratuito. A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é ativada ao inserir o de CPF e demais dados requisitados.

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Além de apresentar a versão digital do cartão do CPF, por meio do aplicativo o usuário tem acesso aos seus dados e a notícias selecionadas pela Receita Federal. As informações podem ser programadas para aparecerem como notificações push.

ChatBot para dúvidas

A ferramenta ainda tem um ChatBot (inteligência artificial programada para tirar dúvidas sobre vários assuntos com o usuário). Ao usar a opção, o usuário pode selecionar assuntos sobre a Receita Federal, principalmente a declaração do Imposto de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020.

Entre as questões que podem ser respondidas estão como fazer a declaração, como fazer consultas da situação, prazos, multas, como obter detalhes sobre a restituição, declarações em conjunto isenções e até mesmo como consultar sobre situações individuais específicas.

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De acordo com a Receita Federal, o ChatBot foi incluído no aplicativo por causa da pandemia do novo coronavírus. Para preservar seus funcionários, a Receita fechou várias unidades físicas temporariamente. Portanto, para o cidadão não ficar sem atendimento foi criado o ChatBot.