Restituição do IR: consulta ao primeiro lote é liberada

Consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda pode ser feita online ou por telefone.

Nesta sexta-feira (22/05) a Receita Federal (RFB) abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do imposto de Renda Pessoa Física de 2020 (IRPF). Mais de 900 mil pessoas poderão conferir o quanto irão receber no dia 29 de maio, data do primeiro pagamento.

continua depois da publicidade

De acordo com a receita federal, cerca de R$ 2 bilhões de reais serão pagos aos contribuintes que tiveram as suas declarações aprovadas. O primeiro lote prioriza pessoas idosas e contribuintes com deficiência física ou mental.

Até agora, mais de 14 milhões de pessoas já divulgaram seus ganhos e gastos à Receita Federal. É importante lembrar que o prazo para fazer a declaração do imposto de renda ainda não acabou. É possível fazer o registro até o dia 30 de junho. O prazo para declarar foi aumentado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Receita modificou prazos da restituição do IR

Além da data final para fazer a declaração, por causa da pandemia do novo coronavírus, a quantidade de lotes os seus prazos de pagamentos foram alterados pela Receita Federal. Oficialmente, o órgão explicou que a ação tem como objetivo reduzir os impactos econômicos provocados pela COVID-19.

Geralmente, as restituições começavam no mês de junho, tinham sete lotes e se estendia até o mês de dezembro. Agora, serão cinco lotes de pagamento, começando em maio e terminando em 30 de setembro.

Também é possível notar a mudança na data dos pagamentos dos lotes. Elas ocorriam no dia 15 de cada mês. Agora, serão feitas no último dia útil.

continua depois da publicidade

Como fazer a consulta?

O cidadão possui três formas de fazer a consulta: por telefone, aplicativo ou na página da Receita Federal. Por telefone, basta ligar para o número 146. Para verificar via aplicativo é preciso baixar a ferramenta Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS) e preencher seus dados.

Agora, caso o interessado queira, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda poderá ser feita no site da Receita Federal. Quando a página abrir, preencha os campos requisitados com os seus dados e siga as demais instruções.

Por fim, é possível se deslocar até uma unidade da Receita Federal para tirar dúvidas. Porém, tenha em mente que muitas estão fechadas devido à pandemia do novo coronavírus e parte do atendimento vem sendo virtual.

continua depois da publicidade