PL libera empréstimo a juro zero para negativados durante pandemia

O projeto de lei nº 1063/2020, publicado no dia 02 de abril de 2020, concede empréstimo a juro zero para os inscritos negativados no SPC, Serasa, Boa Vista e Quod. continua depois da publicidade De acordo com o autor do PL, senador Chico Rodrigues (DEM/RR), o objetivo é o de amenizar os impactos econômicos causados […]

O projeto de lei nº 1063/2020, publicado no dia 02 de abril de 2020, concede empréstimo a juro zero para os inscritos negativados no SPC, Serasa, Boa Vista e Quod.

continua depois da publicidade

De acordo com o autor do PL, senador Chico Rodrigues (DEM/RR), o objetivo é o de amenizar os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus.

As linhas de crédito seriam providenciadas pelos bancos públicos e privados, conforme o texto do projeto. No entanto, o Serasa Score não poderia ser levado em consideração no momento das análises.

continua depois da publicidade

“Agora não é a hora de viramos as costas aos negativados, que já possuem dificuldade extrema para pagar suas dívidas e precisam da possibilidade de financiar as operações ou para conseguir uma injeção de capital extra”, o senador argumentou.

Garantias para conseguir empréstimo a juro zero

De acordo com o texto do PL nº 1063/2020, os inadimplentes precisam fornecer alguns recursos como garantia para os empréstimos a juro zero. Confira:

  • Desconto do empréstimo em folha de pagamento;
  • Comprovante de renda;
  • Bem móvel;
  • Bem imóvel; e
  • Penhor de joias.

PL suspende inclusão de cadastros negativos

O plenário do Senado Federal já deu prosseguimento em outro projeto de lei que também está ligado aos inadimplentes.

continua depois da publicidade

Em sessão remota realizada em maio, os parlamentares aprovaram o PL nº 675/2020 que proíbe a inclusão de cadastros negativos durante o estado de calamidade pública.

Julian Lemos (PSL – PB) destacou que a proposta tem o objetivo de amenizar os impactos econômicos dos inscritos negativados. As suspensões, conforme texto do PL, funcionam de maneira retroativa para os casos de inadimplência registrados após o dia 20 de março de 2020.

De acordo com a Agência Senado, a proposta foi defendida pela parlamentar Rose de Freitas. “Entre os objetivos do projeto, constam o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonia das relações de consumo”, argumentou.

continua depois da publicidade